28/03/2017

Dicionário Lunar - Parte 3

A Luz do luar


Alusão à Lua cheia.

Adoradores de Ártemis


Grupo de adoradores da deusa Ártemis, que se reuniam a luz do luar em manifesto de sua adoração. Tal culto sobreviveu até o século VII, sendo suprimido pelas ações dos concílios.

Apocalipse


Segundo  consta no livro bíblico de Apocalipse, obra escrita no século I d.C, no ultimo dia da batalha final, a Lua perderá sua cor branca e seu brilho. (Ap. 6, 12; 8, 12; 12, 1 e 21, 23)

Ártemis


Filha de Zeus e de Lato, irmã gêmea de Apolo, era uma das três deusas virgens do Olimpo (Vesta, Atena e Ártemis). Em Roma era chamada de Diana. É representada comumente como protetora de mulheres grávidas e crianças e como deusa caçadora.

Bíblia


Tanto o Antigo como o Novo Testamento estão repletos de alusões e referencias à Lua. Acredita que a religião guiada por Moises seja herdeira de um muito antigo culto lunar. Já a religião católica é herdeira da cosmologia de Oriente Médio. Além disso, ao longo da sua formação, recebeu contribuições de numerosos cultos pagãos.

Bilocação


Em psiquiatria, o termo se refere ao desdobramento da personalidade, quando a pessoa esquece quem é e assume uma nova personalidade, saindo rapidamente do transe e voltando a sua habitual personalidade. Na magia equivale a um desdobramento do corpo, geralmente ocorrendo na Lua Cheia ou na Negra.

Calendário


A Lua foi o primeiro calendário dos homens, abrangendo praticamente todas as civilizações da Antiguidade. A regularidade do ciclo lunar permitiu a elaboração de um calendário basicamente religioso. Essa observação temporal serviu de base para a elaboração de um calendário civil.

Cão


O cão, assim como seu aparentado, os lobos são por natureza amigos da Lua. Numerosas lendas e mitologias trazem a associação Cão-Lua, como por exemplo, a lenda da mitologia grega na qual o cão Cérbero, guardião do submundo é descrito como protetor e amigo do astro lunar.

Caracol


É o símbolo lunar universal. Pois assim como o caracol esconde suas antenas e depois  reaparecem, a Lua também aparece e se esconde, sendo assim,  símbolo da regeneração constante da fertilidade. Inúmeras culturas, como a Maia, representam seus deuses relacionados aos caracóis.

Caranguejo


Símbolo Lunar desde a  antiguidade. Ligado a Lua na astrologia e no tarô, devido a sua mobilidade. Pode andar tento para frente quanto para trás, assim como as fases da lua.

Chuvas


 Hoje a ciência já confirmou as tradições populares que definia a influência das fases Lua como uma das responsáveis pela mudança do tempo, e pelas chuvas. Diversas associações são feitas com relação à Lua e as águas, a fecundidade, a mulher e a primavera. A chuva é portadora da fecundidade, se relacionando assim, tanto a lua, quanto aos infinitos aspectos femininos.

Cinérea


Parte escura da Lua, que se distingue do restante iluminado, por sua cor pálida e acinzentada. Geralmente visível depois da Lua Nova. Segundo Leonardo da Vinci, esse fenômeno é provocado pela luminosidade da Terra. “Reflexo do reflexo.”

Corno de Ísis


A suprema deusa egípcia  é representada contendo em sua cabeça um crescente da lua nova, sobre o fundo do disco lunar.Os cornos de Ísis, as duas partes do crescente, simbolizam a dualidade. Esse símbolo é comum ainda hoje, quando se levanta o braço, com o polegar e o dedo mínimo levantados.

Criminosos da Lua


Na psiquiatria, são doentes mentais que ficam mais perturbados e suscetíveis a cometer crimes sobre a influência praticamente irresistível da Lua Cheia.

Espelho


Entre os inúmeros simbolismos do espelho, ele está relacionado ao símbolo lunar e feminino. Assim como a Lua, o espelho reflete uma luz que não é sua. É também, assim como a Lua, símbolo da mentira, pois a imagem que é passada é invertida.

Fecundidade

A Lua é símbolo da fecundidade, inúmeros mitos e relatos associam a lua ao parto e ao sexo dos nascituros. Com influência ativa sobre as chuvas, é também símbolo da fecundação da terra.

Foice


O formato da foice é associado ao crescente lunar. Para os druidas, servia para cortar o visgo, outro símbolo lunar. Está ligada também a fertilidade e ao renascimento.

Gabriel


Na Cabala, o anjo Gabriel é regente da Lua, o anjo da segunda-feira, dia astrológico da lua.

Hécate


Uma das principais deidades associada à Lua. Habitualmente é representada com três cabeças e três corpos, cada um representando uma fase do ciclo lunar, bem como as três etapas da vida, infância, juventude e maturidade, e ainda os três níveis do mundo, céu, terra e submundo. Em sentido psíquico, representa os níveis de atividade psíquica, consciente, pré-consciente e inconsciente. Como deusa é associada ao ciclo da fecundidade á morte.

Lebre


O formato da lebre é localizado nas manchas da lua, fazendo desse um animal lunar por excelência, estando nessa associação em inúmeras culturas e mitologias.  É também associada a Lua pela abundante fertilidade, pelo nicho noturno e por desaparecer em silêncio.

Licantropia


Crença da transformação de homens em lobos sob a influência da Lua Cheia. A psiquiatria hoje explica esse fenômeno como uma doença mental que provoca um desdobramento de personalidade, levando o individuo a tomar-se por lobo e agir como tal. Esse distúrbio foi muito comum no século XVII.

Lobo


O lobo é tanto um animal solar como lunar. Como lunar está associado a fecundidade e ao submundo. Assim como os cães desempenham o papel de psicopompo, ou seja, um condutor das almas mortas. Em muitas mitologias e culturas é relacionado à pedidos de casamento e fecundidade.

Lua Cheia


É momento de maior poder da influência lunar, se manifestando tanto nos vegetais, animais, marés, atmosferas e na vida humana, tanto em aspectos físicos como religiosos e espirituais.

Marés


As marés são sempre provocadas pela atração da Lua, tanto as atmosféricas responsáveis pela mudança de tempo, quanto os terrestres.

Meteorologia


São inúmeras as influências lunares sobre a meteorologia, se destacando principalmente à influência na mudança de tempo. 

Meton


Astrônomo ateniense do século V. Inventou uma regra (ciclo de Meton) que faz a concordância dos anos solares com os ciclos lunares, regra esta ainda utilizada no cômputo eclesiástico.

Neomênia


Do grego neos (novo, nova) e mené (Lua), e um termo geralmente utilizado em contexto religioso e folclórico para designar a Lua nova. Essa é geralmente a lua mais importante, designando o calendário das festas e rituais.

Orações


Existem inúmeras preces à Lua. Atualmente, no judaísmo, ainda é recitada orações para o astro lunar.

Orvalho


Assim como as chuvas, está também ligado a associação Lua-Águas-Fertilidade. Por refletir a imagem da lua, é um importante símbolo de imortalidade e de fecundidade.

Peixes


Os dias que precedem e sucedem a lua cheia, estimula o metabolismo dos peixes que são atraídos pela luz da lua, facilitando as pescas, que são ditas milagrosas.

Pérola


É um símbolo universal da lua, participando da trilogia Lua-Água-Mulher. É um símbolo sexual, contendo propriedades psíquicas, sexuais e ginecológicas. Na antiguidade era utilizada para tratamentos psíquicos, e como afrodisíaco no combate a esterilidade. Simboliza também os ciclos de renascimento e morte.

Porca


A porca negra é tanto símbolo da Lua negra, quanto símbolo da fecundidade.

Prata


Na astrologia, a prata é associada a Lua. É feminina, passiva, lunar, branca e aquática.

Roda


Antes de se tornar um símbolo solar, a roda, simbolizava um ciclo sem fim, representando a lua, cujas fases encaram um ciclo interminável.

Rorschach


O teste de Rorschach, utilizado regularmente em psicologia, consiste em observar certas manchas sobre um papel e dizer o que se vê nelas. O simbolismo das manchas permitiria uma aproximação inicial do inconsciente e de seus problemas. As manchas lunares são, de algum modo, um teste de Rorschach para a humanidade. Algumas civilizações viam nelas um coelho, outras, um homem, outras ainda, um cão, um urso, uma raposa etc. Essa imagem lunar, confrontada com os mitos e lendas de um povo, permite uma aproximação daquilo que Jung denomina inconsciente coletivo. É esta simbolização diversificada da Lua que exige uma decodificação dos sonhos, em função da origem de quem sonha.

Ruiva – Lua


A Lua ruiva é a Lua cheia da primeira lunação depois da Páscoa. Ela tem influência sobre as folhas novas e sobre os brotos.

Sol


Sol é o oposto e complementar da Lua. Segundo o Tao, a Lua é Yin, e o sol Yang, sendo que um não vive sem o outro. Simbolicamente o Sol corresponde ao coração e a Lua ao cérebro.

Sonho


Segundo Freud, o homem que melhor conhecia os sonhos, para que um desejo inconsciente possa se exprimir num sonho, é necessário que o mecanismo de censura transforme esse desejo, de maneira que ele não seja alterado e não acorde quem sonha. Uma das condições para essa transformação é que o sonho tome a aptidão uma figuração; isto é, o conteúdo do sonho deve transformar-se em imagem. Para transformar o desejo em imagem, o inconsciente baseia-se naturalmente em símbolos. Os símbolos lunares são muito numerosos e é natural a presença freqüente da Lua nos sonhos.

Tarô


É um jogo de cartas divinatório composto de 78 cartas, lâminas ou Arcanos. Distinguem-se 22 Arcanos maiores e 56 menores. A 18 carta dos Arcanos maiores corresponde à Lua.`

Tartaruga


Os aspectos físicos e fisiológicos da tartaruga são os de maior simbolismo lunar. Esse animal que vive no mar tem seu dorso redondo e côncavo como o céu, e seu ventre quadrado e achatado como a terra, além de ser um animal de grande longevidade.

Tipo Lunar


O lunariano é feminino, introvertido, primário, sensível, lento. Sua vida interior é intensa. Fisicamente é roliço ("cara de Lua"), seus traços são pouco marcados, sua tonalidade é clara.

Touro


É um animal de rico simbolismo. Na astrologia é importante tanto na ocidental quanto na oriental. É um animal lunar, ligado ao simbolismo da chuva, das tempestades e da fecundidade. Em diversas culturas, dede o neolítico, o touro é associado à lua, possivelmente pela forma que lembra um crescente lunar.

Urso


Na mitologia grega, o urso aparece associado a Ártemis, ou porque a acompanha, ou porque a deusa se reveste de sua forma durante suas aparições. Para os psicólogos, o urso representa nosso instinto, ou mesmo o aspecto perigoso do inconsciente. É curioso que, entre muitos povos, as mulheres sofrem proibições relacionadas com o urso: não podem participar da caça, nem mesmo seguir suas pegadas. Por esta razão, a pele do urso não é jamais introduzida pela porta de entrada da habitação, porque as mulheres utilizam essa porta.
Nas regiões setentrionais, o urso é assimilado à Lua, pois desaparece no inverno e reaparece na primavera.

Vaca


Como a Lua, a vaca é um símbolo da feminilidade e da fecundidade. Em certas tradições antigas, a Lua é representada com dois chifres de vaca.

Vegetais


É grande a influência da Lua sobre o crescimento e bom estado dos vegetais. Para aproveitar ao máximo a influência lunar, deve-se levar em conta não só as fases da Lua, como também a época do ano (lunação).

Visgo

Na religião céltica, o visgo era um forte símbolo lunar. Era colhido em uma grande cerimônia religiosa, no sexto dia da lua cheia.

Yang


No Tao, o Yang é oposto e complementar de Yin. Representa tudo que é masculino, quente e ativo. Simboliza o Sol.

Yin


Yin é o oposto de Yang. Representa o feminino, o passivo e cerebral. É símbolo da fecundação. Simboliza a Lua.

Gratidão.
Abençoado Seja.
Bruxa Nimueh de Ísis.

Referências Bibliográficas Gerais da sequência de textos “A Lua”
VIRGATCHIK, Ilya. Le Guide marabout de la Lune et des influences lunaires. Verviers: Les Nouvelles Editions Marabout, 1983.
CANTRELL, Gary. Wiccan Beliefs & Practices. Llwellyn Publications St. Paul, 2001.
MILLENNIUM.  Wicca - A Bruxaria Saindo das Sombras,  Madras, 2004.
PIETRO, Claudiney. Wicca Para Todos: Um Guia Completo Para a Prátria da Bruxaria Moderna. Alfabeto, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário