30/08/2016

Cozinha Mágica

 
     O ato de cozinhar sempre foi visto como uma forma importante de se fazer magia. Nesse sentido, vários autores escreveram seus estudos sobre como deve ser uma cozinha magica, formas simples de proteção e também maneiras de como fazer a cozinha se tornar um lugar simplesmente magnifico e prospero. Dividirei aqui, alguns trechos de livros importantes nos estudos da cozinha magica que ensinam maneiras praticas de levar a magia para a cozinha. Leia e teste os que você mais gostar em sua cozinha magica.

 Bruxaria na cozinha, o ato de cozinhar

     "O ato de cozinhar, quando realizado ritualisticamente, é o meio mais eficaz na feitura de feitiços. Com a cozinha aprendemos o ato da concentração, um dos aspectos mais importantes da feitiçaria. Aprendemos a gentileza dos gestos, essencial nos rituais. Com o calor do fogo, sentimos próximos os tempos em que guardávamos a chama sagrada. Onde éramos as sacerdotisas dos templos, onde ensinávamos aos homens os segredos da caça, onde observávamos os ciclos da Lua. A cozinha nos traz os mistérios da delicadeza. De nossa cozinha sairá o segredo da Terra. Nela habitarão todos os segredos da natureza. O ato de cozinhar será uma grande Bruxaria.
     [...]Seguem alguns feitiços básicos para proteger a cozinha e que são muito interessantes.
Para repelir fantasmas e energias negativas, encha um vidro com uma mistura de sal e folhas frescas de sálvia. Exponha esse filtro mágico em um lugar visível de sua cozinha
Mantenha um cesto pequeno contendo moedas, pedras, sementes, ervas (sálvia, louro, hortelã, folhas de canela, etc.). E flores. Para felicidade.
Para que a harmonia reine em sua casa ferva dois litros de água de fonte ou mineral. Após apagar o fogo, acrescente um punhado de manjerona, louro e alecrim. Tampe a panela e deixe esfriar. Coe e após esfriar, borrife na casa recitando o seguinte encantamento:
Brigas, querelas ódio e tristeza.
Sumam agora do meu lar
Que só permaneça a alegria e a delicadeza
Para ocupar o seu lugar!"
A cozinha da Bruxa – Marcia Frazão

A Cozinha Encantada da Bruxa

     "Há muitos encantamentos para proteger o cozinheiro, a cozinha e o alimento preparado nela. Um dos mais agradáveis é cultivar um vaso de Aloé vera em uma janela ensolarada da cozinha. Essa planta vem sendo utilizada há muito tempo para aliviar queimaduras e arranhões. Para cuidar de tais ferimentos, corte gentilmente um talho maduro e carnoso, agradecendo a planta pelo sacrifício e esprema o gel do interior da folha sobre a área afetada. A dor desaparecera como magia e, se o gel for aplicado cuidadosamente, a queimadura poderá desaparecer até o dia seguinte.
     O Aloé também possui propriedades mágicas. Se for cultivado na cozinha, ele protege o cozinheiro contra acidentes na preparação da cozinha, aplique um pouco sobre os eletrodomésticos, as janelas, as portas e os utensílios para protegê-los também. Se você não puder cultivar o vaso na cozinha, ele poderá ser colocado em qualquer lugar da casa.
     Outra proteção popular para a cozinha é pendurar uma réstia de alhos, de cebolas ou de pimentas. Essas réstias podem ser compradas em lojas especializadas ou nos mercados e, além de serem dispositivos protetores excelentes, são também muito atraentes. Se for pendurar uma dessas réstias na cozinha, exclusivamente para proteção, certifique-se de nunca irá utilizá-las para cozinhar, pois o vegetal sorve a negatividade e tonar-se um perigo para os que o comerem.
     Uma cabeça de alho ou de cebola colocada no peitoril da janela da cozinha também é uma proteção mágica. Pedaços de vidro emoldurados com chumbo que absorvam a luz do sol, pendurados na janela de uma cozinha ensolarada, também são excelentes dispositivos protetores.
     Alguns encantamentos para a cozinha são criados a fim de evitar a fome na casa. Um deles consiste em encher um jarro com alfafa e colocá-lo no armário de mantimentos.
     Os utensílios de cozinha possuem naturezas mágicas. No passado, a cada cozinha continha um pilão e um socador. Esses eram os utensílios definitivos para moer e triturar, mas agora foram substituídos por liquidificadores, processadores de alimentos e por outras maquinas de moer.
     O pilão e o socador são ricos em simbolismo. O pilão ou sua base em forma de taca representa o principio feminino da criação, enquanto que o socador simboliza o aspecto masculino. Juntos eles criam a mudança.
     O pilão também lembra um caldeirão, um utensílio sagrado e mágico. De fato, o pilão e o socador são tão impregnados de magia que, se um conjunto for colocado na cozinha mesmo que nunca seja utilizado, protegera o local. Entretanto, eles são tão úteis que parece um desperdício não utilizá-los. Um pilão é perfeito para moer temperos, castanhas e ervas com propósitos culinários e mágicos. Pratique em um, até que se sinta confortável.
     Ao moer, mova o socador no sentido horário, do contrario você poderá, inconscientemente, colocar vibrações negativas naquilo que esta preparando. Alem disso, mantenha pensamentos alegres e saudáveis enquanto mói. Se desejar, centre-se na boa qualidade da comida que esta preparando ou nas virtudes mágicos dos temperos e das ervas a serem utilizados como condimentos.
Se você utiliza um pilão e um socador na preparação de ervas e de castanhas para a culinária, bem como para a magia, mantenha conjuntos separados, a fim de que um pilão no qual azevinho e outras ervas foram moídas, não seja usado para espremer o alho.
     Três outros utensílios de cozinha que possuem uma longa historia mágica: a peneira, o coador e o escorredor. Se forem pendurados ou colocados com fins protetores, manterão a cozinha segura.                Algumas fontes antigas dizem que, para expulsar os pesadelos, deve-se deixar um coador ao lado da cama enquanto se dorme. Os furos espalham as energias em excesso que podem atormentar o subconsciente.
     As trempes (ou descanso de panelas) têm sido utilizadas na cozinha há séculos. Panelas quentes eram colocadas sobre esses utensílios de metal de três pés, os quais eram, frequentemente, encontrados ao lado das fogueiras de outrora. Vale a pena colecionar as trempes de ferro fundido, as quais estão, rapidamente, tornando-se raridades, pois são repletas de simbolismo e de magia. Os símbolos que geralmente aparecem nas trempes, incluem vassouras, (símbolos de limpeza e proteção), corações, (amor), pássaros (criatividade e liberdade), flores (paixão) e pentagramas (proteção).
     O fogão um utensílio de transformação dedicado ao fogo era, e ocasionalmente ainda é, considerado sagrado. Ele deve ser mantido limpo, obviamente, embora essa possa ser a magia mais difícil de ser executada.
     Na china, alguns povos acreditam que o fogão deveria estar voltado para o sudeste para obter-se melhores resultados. Devido ao fato de acharem que ele abrigava um deus, atos como chorar, praguejar, cantar, beijar e ate cortar cebolas não podiam ser executados em frente ao fogão."
A casa mágica – Scott Cunningham
    

Uma boa cozinha de Bruxa

     Uma boa cozinha de Bruxa não se restringe apenas a receitas secretas, mas principalmente a arte de nutrir, colocar amor e energia em tudo que é feito dentro deste que é o cômodo onde fica a alma de nossa casa – lar do Fogo… onde acontece o milagre da alquimia – o preparo do alimento.
     A deidade mais acessada na cozinha é Héstia. Ela representa o Espírito que mantém viva a casa – e não por acaso, porta uma chama em suas mãos. Porém, Deméter, a mãe do grão, está presente com a abundância e capacidade de alimentar.
     Você pode dedicar uma altar em sua cozinha a esses espíritos guardiões. Não se esqueça de colocar oferendas neste altar. É um costume bem antigo dedicar a primeira porção de alimento aos espíritos dos ancestrais ou mesmo aos guardiões da casa. Faça isso de coração e sempre que tiver vontade. A espontaneidade é uma das coisas mais importantes na Bruxaria. Quando somos espontâneos, deixamos nosso espírito nos dizer o que deve ser feito.

Preceitos Básicos e Utensílios mais usados:
  • Cozinha em ordem
  • Colher de pau
  • Facas específicas para: corte de ervas, carne e outros ingredientes das preparações
  • Panelas de cobre, barro ou ferro
  • Caldeirão de ferro
  • Potes e tigelas (de preferência feitos com materiais naturais)
  • Ervas (frescas ou secas)
  • Velas
  • Vidros reciclados
  • Use (sempre que possível) água mineral em suas receitas
  • Pode-se colocar amuletos nesta cozinha, tais como: um espelho atrás do fogão (tradição oriental) – garante fartura, Alho pendurado (proteção), entre outros.

 “Abençoada seja esta cozinha pelos poderes do Ar, do Fogo, da Água e Terra. Que esteja aquecida pela luz sagrada divina; e tudo que for feito aqui, traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém. Com amor, paz, criatividade e magia… estando agora e sempre completa. Que assim seja!”.
Trecho da apostila “Cozinha da bruxa” – autoria Patricia Fox

Nenhum comentário:

Postar um comentário