14/04/2022

Curso Tarot - Comece no Tarot Aqui!

"Esse curso é uma Obra Social da Tradição Labirinto das Bruxas, por meio da Irmandade de Estudos Mágicos Filhos da Lua. O objetivo é dar um norte para quem está começando a estudar a Tarot e está perdido por onde começar, e também para os estudantes que não tem condições financeiras de pagar um curso ou treinamento. Foi feito com muito carinho. Espero contribuir na sua caminhada rumo aos deuses antigos de alguma maneira.

É ministrado pela Grã - Sacerdotisa Nimueh de Ísis, e você pode acompanhar as aulas em vídeo abaixo.

Abençoados sejam!"

Grã-Sacerdotisa Nimueh de Ísis


Índice


O que são oráculos

  • O que são oráculos
  • Tipos de oráculos
  • Quem responde os oráculos

O Tarot

  • O que é tarot
  • Origem do tarot
  • Qual tarot escolher
  • Cuidados com o tarot e a leitura
  • Limpeza e consagração

As Cartas do Tarot

  • Cores do Tarot
  • Simbolismos do tarot
  • Os Arcanos Maiores
  • A jornada do louco

Estudos de cada arcano

  • Métodos de tiragem
  • Prática diária
  • Problema, sugestão e resposta
  • O que estou fazendo da minha vida
  • Sugestão de leitura

Aula 1

O que são oráculos

 



A palavra oráculo, do latim oracŭlum,i ', significa essencialmente "resposta de Deus". Logo nos entendemos que, quando consultamos um oráculo, temos acesso a conhecimentos e visões que veio guiado por alguém do plano espiritual, não apenas de Deus. Quando você consagra um oráculo, um Tarot, cartas ou qualquer meio de comunicação espiritual, você cria um canal de comunicação com seres espirituais, que vão te ajudar a ver o presente, o passado e o futuro e os melhores caminhos a ser tomado dentro do cenário que os oráculos mostrou. Logo se faz importante manter uma boa relação com esse guia ou ser que vem em seu auxilio.

Um engano comum, é pensar que o futuro é algo estático. A maioria dos caminhos e linhagens de pensamento espiritual do mundo, acreditam que a vida é construída a partir das escolhas, logo qualquer escolha pode alterar as consequências futuras. Quando buscamos uma resposta em um oráculo, ele nos mostra o curso atual que as situações estão tomando, e nossas escolhas a partir disso, pode mudar tudo que virá. Então não se assuste quando você ler os oráculos, tiver suas respostas e daqui alguns dias, em outra consulta, tiver respostas diferentes. Isso quer dizer que você alterou seu destino a partir do conhecimento que adquiriu. E esse é justamente o objetivo dos oráculos, te ajudar a ver a frete para que você tenha a opção de tomar decisões mais sabias. Os oráculos são presentes do espiritual para que possamos construir uma vida melhor e mais livre aqui na terra.

    Os oráculos não foram dados a nós para nos aprisionar em um futuro certo. Pelo contrário, serve para nos dar mais liberdade de escolher conscientemente quais decisões tomar.

    Essa comunicação entre os mundos, é feita através dos oráculos, por símbolos e imagens. Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras. Logo, é mais fácil uma comunicação com seres de diferentes dimensões e tipos, através de imagens e símbolos que são compartilhadas por todos os seres. Essas imagens que rompe a barreira do tempo e espaço, são chamados de arquétipos. Para entender melhor, o símbolo coração, a muitos anos representa o amor. Então se você estiver em um pais que não fala a língua e quiser falar de amor, você pode usar símbolo do coração que a pessoa vai entender. Isso é um arquétipo, uma linguagem universal.

Tipos de Oráculos

    Entendendo o que oráculo são ferramentas de comunicação com o espiritual, nós podemos decidir qual nós vamos ter mais afinidade. Cada oráculo trás imagens únicas para passar suas mensagens. Assim como o coração representa o amor, um buquê de rosas também representa. Portanto, cabe a você saber quais conjuntos de imagens e técnicas terá mais afinidade. Vamos conhecer alguns tipos:

  • Cartomancia: Consiste na leitura e interpretação das cartas, que podem ser de: baralho comum, vários tipos de tarô ou baralho cigano.
  • Cafeomancia: Se trata da leitura da sorte por meio de borras de café.
  • Quiromancia: É a leitura e interpretação das linhas das palmas das mãos.
  • Numerologia: Com as letras do nome de uma pessoa e da sua data de nascimento, consegue desvendar sua personalidade, entre outros fatores da vida dela.
  • Sonhos: Desde a antiguidade são utilizados como uma forma eficaz de premonição e até na psicoterapia.
  • Bola de cristal: Consiste na interpretação das imagens que aparecem na esfera.
  • Dadomancia: São as previsões feitas por meio do uso de dados.
  • Runas: Oráculos feitos com símbolos talhados em pedras, grãos ou pedações de madeiras e ossos.
  • Búzios: Oráculo feito com conchas de origem africana. Consultado apenas por sacerdotes iniciados nessa cultura.

Quem Responde Os Oráculos

    Inúmeros seres, divindades ou guias podem responder um oráculo. Isso vai depender muito da cultura, do tipo de oráculo e dos seus guias espirituais. Geralmente cartas ciganas, são respondidas por ciganos desencarnados ou seres relacionados a esse povo. Os búzios são respondidos por uma Ifá, que é considerado em alguns lugares como um porta voz de Orumilá e dos Orixás. As runas nórdicas, geralmente serão respondidas por seres que estão relacionados com essa cultura, e assim por diante. Logico que isso não é uma regra. E só você com sua prática, vai perceber quem responde seu oraculo.

O mais importante , é o respeito a esse ser e ao seu material de comunicação. Precisamos entender que, quando abrimos um oráculo, estamos trabalhando com energias e seres do além-físico. E isso requer cuidado, respeito e uma troca sincera de energias entre vocês. Por isso uma sugestão é sempre manter seu oráculo limpo, bem cuidado, protegido de energias externas, e de tempos em tempo, fazer uma oferenda ou um agrado a esse ser que te responde, como um símbolo de agradecimento e amizade. Se você não souber quem é, ofereça pelo tipo de oráculo. Se é um baralho cigano, pesquise como é, e faça uma oferenda ao povo cigano. Se é runas nórdicas, faça uma oferenda ao povo nórdico. Se é um Baralho da Maria Padilha, do Zé Pilintra ou de algum outro guia específico, faça as oferendas segundo o que eles gostam. Não é difícil, basta ter boa vontade de estudar e fazer.
    Na consagração, vou dar uma sugestão de oferenda especifica ao Tarot.

Aula 2

O Tarot



O que é Tarot?

    O Tarot é um tipo de oráculo de cartomancia, composto por 78 cartas, dividido em duas partes, que podem ser jogadas juntas ou separadas. Essas partes são os Arcanos Maiores, composto de 22 cartas, onde trás imagens arquetípicas presente no imaginário coletivo humano, e a pelos Arcanos Menores, com 52 cartas cartas, que compõem o baralho comum, dividido em naipes de copas, ouros, paus e espadas. É diferente do baralho cigano, que apesar de serem muitas vezes confundidos, se tratam de oráculos diferentes, com imagens e sentidos também diferentes.

Origem do Tarot

    O surgimento real oficial do tarot ainda é desconhecido. Estudiosos afirmam que as cartas apareceram pela primeira vez no final do século XIV, na Itália, e eram usadas apenas para uso lúdico. Por serem

pintadas com tinta de ouro, a nobreza as tinha como obras de arte, entretenimento e até as ofereciam como presente de casamento para membros da realeza.
    Apenas em meados do século XVIII é que surgiram alguns relatos do uso do baralho para estudos de astrologia e adivinhação em escolas ocultistas da Europa. O tarot passou a ser usado como fonte de conhecimento e a população percebeu que era muito mais do que apenas um jogo.
    O primeiro cartomante foi o francês “Etteilla”. Ele ficou conhecido por fazer leituras com o tarot depois de mudar a estrutura das cartas e colocar alguns atributos astrológicos e místicos. Não existem registros que mostrem que as mulheres liam cartas naquela época. No entanto, hoje em dia, a prática é muito mais feminina do que masculina.

Qual Tarot Escolher

       Dentro das imagens arquetípicas que compões o Tarot, foram produzidos ao longo dos tempo, por vários artistas, ilustrações diferentes, com símbolos diferentes, mas que refletem o mesmo arquétipo das cartas originais. São as mesmas mensagens, só que ilustradas de formas diferentes. Se um Tarot não tiver as mensagens em suas lâminas, segundo o que vamos estudar na parte correspondente ao significado de cada carta, não irá se tratar de Tarot, e sim de outro oráculo dentro da cartomancia. Isso não invalidada nem um nem outro, e todos podem ser muito bem aplicados se os símbolos fizer sentido para você.
    Mas dentro da linhagem específica de tarot, você vai encontrar várias ilustrações difrentes. Cabe a você escolher qual vai te agradar mais, qual vai fazer mais sentido para você e para o ser que irá te responder. Então pesquise bem antes de comprar um baralho. Entenda o sentido de cada arquetipo e busque o que você gosta mais.
    Agora, o meu conselho pessoal, é que vocês comecem usando o Tarot de Rider Waite ou o Tarot de Marselha, que são os baralhos mais próximos aos originais, mais usados e com a simbologia mais simples e menos alterada. Depois de se familiarizar com esses, se sentir de mudar, busque outro que te agrada mais.

Cuidados Com O Tarot e Na Leitura

    Cada tarólogo ou cartomante, tem sua maneira própria de se conectar e ler. O que eu vou dar, são sugestões que eu aprendi na prática dos 8 anos (em 2022) que eu jogo Tarot. Esse é meu oráculo principal e me conecto com ele quase que diariamente. Então sinta-se a vontade para adaptar a sua maneira e a maneira que seu guia oracular preferir. Essa seção será por tópicos, então preste atenção em cada um e veja o que ressoa para você.

  • Limpeza: Como já falamos, o Tarot e os outros oráculos de tratam de energias. Logo, para uma boa leitura, tome cuidado em antes, estar em um ambiente limpo, tanto físico como energético, se limpar energeticamente também, pode ser por incensos, banhos de limpeza ou descarrego ou da forma como preferir, só se certifique de manter você e o ambiente limpo.
  • Limpeza e proteção do baralho: é importante se atentar com a limpeza e cuidado com seu baralho. Procure deixar ele sempre limpo energeticamente e protegido, seja em um paninho ou caixinha.
  • Toque de outras pessoas: isso é um assunto muito pessoal. Eu particularmente não gosto que outras pessoas toquem no meu baralho, ainda mais pessoas de fora, que podem não ter boas energias. Você ia gostar que um desconhecido abrisse seu WhatsApp? Da mesma maneira, essa é sua ferramenta de comunicação com seu guia oracular. Se acontecer eu sugiro uma limpeza de descarrego com fumaça de incenso natural de alguma erva de descarrego.
  • Espaço Sagrado: Muitos de nós queríamos ter um espaço sagrado, como um templo para trabalho nossas magias, mas isso nem sempre é possível no plano físico. Mas no astral sim! Quando for abrir as cartas, depois da limpeza, se concentre em criar um espaço sagrado, onde você e seu guia poderão interagir sem atrapalhos de outras energias. Essa espaço pode ser feito mentalizando uma bolha, um círculo, um pentagrama, uma pirâmide ou algum símbolo que te conecte, onde dentro estará só as energias que você permitir.
  • Cansaço: super normal no início, afinal estamos lidando com energias que não estamos acostumados. Uma sugestão para diminuir essa sensação é ler com os pés no chão, aterrando as energias. Com o tempo você acostuma. Nosso foco aqui não é a leitura para outras pessoas, mas se você for ler para um amigo ou parente para treinar, use um amuleto de proteção, para não
  • não pegar a energia da pessoa para você. Isso geralmente causa muito cansaço e desgaste. Afinal as pessoas também são espíritos, só que em veiculo físico, logo também são energias.
  • Toalha: não é de costume abrir os oráculos sem um tecido ou folha natural em baixo, isso geralmente é considerado um desrespeito ao ser que te acompanha e a história daquela ferramenta. Se isso faz sentido para você, busque sempre abrir suas cartas em cima de um tecido.
  • Habilidades: se você quer realmente se tornar um bom oraculista, é importante desenvolver sua vidência e intuição. Existem inúmeras formas de fazer isso, mas o importante é manter seus chacras alinhados, pelo menos na medida do possível e eu vou passar a receita de uma óleo simples e muito bom para ajudar na abertura da percepção extra sensorial. Mas procure exercícios e magias para te ajudar a desenvolver isso cada dia mais. Muito vai acontecer também na prática. Então pratique sempre.
  • Jogo Intuitivo: existem inúmeras técnicas de jogadas, com posições que definem a mensagem que as cartas vão trazer, mas com o tempo, você vai ver que a leitura fica mais intuitiva e fluida. Muitas vezes nosso racional, principalmente no inicio, tenta nos colocar em dúvidas, mas confie no seu guia, ele vai te passar a mensagem correta. Quase sempre, a primeira imagem que vem na sua mente é a verdade e mais limpa. Então preste atenção nas cenas que vai aparecer na sua mente logo que você olhar as cartas. As cartas são portais, que em suas combinações, destravam a nossa mente para receber a mensagem e a imagem que nosso guia que está próximo está passando. Tudo que fazemos, fica gravado em um campo de memória etérica, que os hermetistas chamam de Mente. A intuição e a sensitividade, é ser capaz de captar essas imagens. Como muitos de nós, não conseguimos acessar essas imagens sozinhos, nosso guia nos ajuda, e ele fala conosco pela nossa intuição. Então confie. Ele é seu amigo!
  • Ritualize: como vimos, para uma boa leitura, que realmente funcione, não basta simplesmente abrir as cartas na correria, ou não chamar pelo seu guia. Afinal ele também é gente, só que sem corpo físico, e não vai ficar 24 horas grudado em você. Então faça o mínimo de um ritual possível, nem que seja uma oração rápida pedindo auxilio e permissão para entrar no mundo mundo espiritual e receber as mensagens do seu guia. Mas o melhor mesmo, é tirar um tempo especial para se conectar profundamente com as energias e sentir e ver tudo que é preciso.

Aula 3

Limpeza e Consagração

    Quando você compra ou ganha um baralho novo, é importante zerar toda energia ou egrégora que o acompanha. Depois disso, é fazer limpezas segundo a necessidade.
    Consagrar é "levar algo ao sagrado", ou seja, conectar aquela ferramenta com o espiritual, e assim, fazer dele mais do que algo material. Geralmente é feito quando você vai começar a trabalhar com ele, ou quando, após a primeira consagração, fica muito tempo sem ser usado. Na consagração, você e seu guia abrem uma ligação em prol de um objetivo comum que é a interação a partir daquela ferramenta.
    Como eu já falei, tudo é muito pessoal, até na consagração e limpeza. Mas darei aqui as minhas dicas. Elas valem não só para o tarot, mas para qualquer oráculo.

Como Limpar o Baralho Pela Primeira Vez

    Deixe ele em um prato de sal, por 5 minutos, para que zere a energia.

Consagração

    A consagração Tradicional é feita nos quatro elementos, e é feita uma oferenda simples ao seu guia.

Melhor dia: Segunda, dia de Lua

Fase da Lua: Nova

    Tome um banho de limpeza energética, o mais simples é o banho de sal (3 colheres de sal em 1 litros de água). Depois pegue um incenso natural de limpeza (arruda, guiné, alecrim, ou até queimar pó de café) e faça a limpeza do ambiente. Se estiver na natureza não precisa disso. Então se concentre e forme seu espaço sagrado. Pode ser mentalizando um círculo ou bolha rodeando você. Sinta as energias fluírem. Curta o momento. Prepare um altar simples com os quatro elementos, se estiver na natureza, voce terá todos lá.

       Pegue então o baralho com suas mãos, e respingue gotas de água (poucas) e diga:

" Eu apresento e consagro esse oráculo como instrumento de bons conselhos pela força do elemento água. Que assim seja."

    Passe no elemento Fogo, pode ser uma vela ou a luz do sol e diga:

" Eu apresento e consagro esse oráculo como instrumento de bons conselhos pela força do elemento Fogo. Que assim seja."

    Passe no elemento Terra, pode ser um pouco de sal, terra pura ou cristal e diga:

" Eu apresento e consagro esse oráculo como instrumento de bons conselhos pela força do elemento Terra. Que assim seja."

    Passe no ar, pode ser um incenso ou simplesmente balançando as cartas e diga:

" Eu apresento e consagro esse oráculo como instrumento de bons conselhos pela força do elemento ar. Que assim seja."

    A partir dai, ele está consagrado nos elementos. Vamos agora fazer a conexão com seu guia.

    Minha sugestão de oferenda é flores brancas, um incenso da sua preferencia, e uma vela branca. Coloque as flores como se fosse um círculo e coloque a vela no meio (lembre-se de nunca deixar vela acessa sozinha, muito menos se for na natureza, e não deixe poluição). Acenda o incenso e a vela e diga:

"Prezado guia que irá me acompanhar nesse oráculo,

Eu te saúdo com respeito e reverencia,

E trago a ti essa simples oferenda como sinal de boas vindas.

Me ajude a achar bons conselhos nessas cartas,

E guie a minha intuição."

    Faça então suas orações e pedidos do seu coração. Essa é uma sugestão, então adapte da maneira como você sentir.

    Feito isso, enrole seu baralho em um tecido limpo e passado no incenso e ele está pronto para o uso. Imagine o espaço sagrado de se fazendo e volte ao estado terreno.

Limpeza do Baralho Já Consagrado

    Eu particularmente não gosto de limpar um baralho já consagrado no sal, pois isso tende a zerar a energia. Então minha sugestão é defumar em com um incenso de limpeza, como arruda ou pó de café, e deixar ele energizando no sol ou na lua. Faça isso sempre que sentir que deve.

Óleo de Unção Para Melhorar a Vidência.

    Esse óleo é muito simples e acessível, é feito a base de rosa branca. Essa planta é uma das mais usadas no mundo todo para melhorar dons espirituais, vidência e mediunidade. Seus poderes são gigantescos. Se encontrar rosa de jardim, melhor ainda. Peça permissão ao espirito da planta e colha as 7 pétalas. O melhor momento para colheita e pela manha, na lua nova, de preferencia na segunda feira. Mas se não for possível, use a que você tem mesmo.

    Após colida, em uma noite de lua nova, você faz a defumação de limpeza no ambiente, e abri seu espaço sagrado e dentro dele faça seu óleo. Coloque em um frasco de vidro, que também foi defumado e limpo, as pétalas e por cima coloque 20 ml (4 colheres de sopa) de óleo vegetal, pode ser até o óleo de cozinha ou o azeite de oliva. Tampe e deixe deixe dormir exposto a noite por 1 noite. (Na lua nova, não vemos a lua, mas ela ainda está lá!). No outro dia você recolhe, se possível evite pegar sol direto, e guarde e um ambiente escuro, ou enrolado em um tecido escuro. Deixe até a lua cheia, quando você já poderá usa-lo.

    Pelo menos 1x ao mês, faça um realinhamento energético, pode ser com qualquer meditação guiada que você acha gravada na internet, ou usando outra técnica. E então, passe a o óleo na região do seu terceiro olho, com 7 movimentos circulares em sentido horário. Pode usar ela sempre que for ler algum oráculo ou fazer algum ritual.

    Isso te ajudará a ficar mais intuitivo.

Aula 4

A Jornada do Louco



Texto da jornada do louco foi retirado do site Tarot Diário

    A seguir, um breve passeio pelas cartas dos Arcanos Maiores, que representam a jornada do Louco – ou seja, a jornada de cada um de nós -, desde o nascimento até a realização plena, momento em que teremos nos tornado seres mais evoluídos e iluminados. Todo o texto é da grande taróloga Joan Bunning, que gentilmente disponibiliza seus ensinamentos no site learntarot.com.
        A Jornada do Louco é uma metáfora para a jornada através da vida. Cada carta do arcano maior pertence a um estágio dessa jornada – uma experiência que o indivíduo deve incorporar para realizar-se em sua totalidade. Estas 22 descrições são baseadas em palavras-chave de cada carta do arcano maior. As palavras-chave estão destacadas no texto. Os números das cartas estão entre parênteses.

Arcano 0 – O Louco

    Nós começamos com O Louco (0), também conhecido como O Tolo, uma carta do princípio. O Louco permanece em cada um de nós conforme começamos nossa jornada da vida. Ele é um louco/tolo porque apenas uma criatura simples tem a fé inocente para entrar numa jornada com todas as suas dores e aventuras.
    No começo dessa viagem, O Louco é um recém-nascido – novo, livre e espontâneo. A figura na Carta 0 tem seu braço arremessado ao longe, e sua cabeça está virada para o alto. Ele está pronto para abraçar o que aparecer em seu caminho, mas está tão distraído na beira do penhasco que está prestes a cair. O Louco não conhece o sofrimento, ele encara suas aventuras determinado a aprender as lições do mundo.
    O Louco permanece, de certa forma, no resto dos arcanos maiores. Zero é um número pouco usado. Ele repousa exatamente no centro do sistema numérico – equilibrado entre o positivo e o negativo. Em sua origem, o Louco se localiza no meio do seu universo individual. Ele é estranhamente vazio (como o zero), mas cheio de vontade de ir adiante e aprender. Esta tarefa parece besteira, mas será mesmo?

Arcano I – O Mago e Arcano II – A Alta Sacerdotisa

    No começo, o Louco imediatamente se depara com o Mago (1) e a Alta Sacerdotisa (2) – o notável equilíbrio de forças que constitui o mundo palpável. Este é um atributo do universo material que tão logo nós entendemos algum aspecto da experiência, automaticamente evocamos seu oposto.
    O Mago é o lado positivo. Ele representa a ação, poder masculino e impulso criativo. Ele é também nosso pensamento consciente. O Mago é a força que nos permite ir de encontro ao mundo através da concentração da força de vontade individual e poder. A Alta Sacerdotisa é o lado negativo. Ela é o inconsciente misterioso. Ela providencia o terreno fértil no qual eventos criativos ocorrem. A Alta Sacerdotisa é nosso potencial não realizado esperando por um princípio ativo que lhe traga expressão.
    Os termos positivo e negativo não implicam em “bom” e “mau”. Estas são distinções humanas que não são aplicáveis ao tarô. O Mago e a Alta Sacerdotisa são absolutamente idênticos em valor e importância. Cada um é necessário ao equilíbrio. Nós devemos ver o negativo como a nossa Sombra, porque sem sombras, nós não conseguimos ver a luz, e sem uma base potencial, nós não podemos criar.

Arcano III – A Imperatriz

    Na medida em que cresce, o Louco se torna mais e mais consciente do que o cerca. Como a maioria dos bebês, ele reconhece primeiro sua Mãe – a calorosa e amorosa mulher que nutre e cuida dele. Ele também volta seu conhecimento à Mãe Terra, que o nutre com grande sensatez.
    A Imperatriz (3) representa o mundo da natureza e da sensação. Um bebê se deleita em explorar tudo que ele toca, experimenta e cheira. Ele não consegue entender o bastante do que vê e ouve e que enfeitiça seus sentidos. É natural que sinta prazer na abundante bondade da Mãe Terra que nos cerca com seu apoio.

Arcano IV – O Imperador

    O próximo personagem que o Louco encontra é o Pai na figura do Imperador (4). Ele é a representação da estrutura e do poder/autoridade. À medida que um bebê deixa os braços de sua mãe, aprende que há um modelo para o mundo. Objetos reagem de maneiras previsíveis que podem ser exploradas. A experiência da criança é um novo modo de satisfação que vem da descoberta da ordem.
    O Louco também encontra as regras. Ele aprende que suas regras não estão acima de tudo, e há certos comportamentos necessários para seu bem-estar. Há pessoas no poder que o forçarão em determinadas linhas de direção. Essas restrições podem ser frustrantes, mas, através do direcionamento paciente do Pai, o Louco começa a entender seu intento.

Arcano V – O Hierofante

    Em seguida, o Louco se aventura fora de casa, no mundo. Ele é exposto às crenças e tradições de sua cultura e iniciado na educação formal. O Hierofante (5) representa os sistemas de crença organizados que começam a cercar a criança em crescimento.
    O Hierofante é alguém que interpreta o arcano do conhecimento e do mistério. Na Carta 5 nós vemos uma figura de um religioso abençoando dois coroinhas. Talvez ele os esteja iniciando na sociedade da igreja. Ainda que esta imagem seja religiosa, ele é na realidade um símbolo de iniciação de qualquer espécie.
    A criança é treinada em todas as práticas de sua sociedade e torna-se parte de uma cultura particular e visão de mundo. Ele aprende a se identificar com um grupo e descobrir o sentido de pertencer ao mesmo. Ele aproveita o aprendizado dos costumes da sociedade e descobre qual a melhor forma de se adequar a ela.

Arcano VI – Os Amantes

    Em seguida, o Louco encara dois novos desafios. Ele experimenta o poderoso desejo da união sexual com outra pessoa. Antes, ele era basicamente centrado em si mesmo. Agora ele sente a tendência do equilíbrio, retratada nos Amantes (6), que estende a mão e se torna a metade de uma parceria amorosa. Ele desejou o relacionamento.
    O Louco também precisa decidir sua própria crença. Ela é boa o suficiente para conformá-lo enquanto aprende e cresce, mas em algum ponto, ele deve determinar seus próprios valores, se é fiel a si mesmo. Deve começar a questionar a opinião alheia.

Arcano VII – O Carro

    Ao longo do tempo, o Louco se torna um adulto, ele tem uma forte identidade e um certo domínio sobre si mesmo. Através da disciplina e da força de vontade, ele desenvolve um controle interno que lhe permite triunfar sobre seu meio-ambiente.
    O Carro (7) representa o ego vigoroso que o as realizações do Louco coroaram até agora. Na Carta 7, nós vemos uma pessoa orgulhosa, figura controladora que passa de modo vitorioso através de seu mundo. Ele é um visível controlador de si mesmo e de tudo que explora. Por enquanto, o sucesso afirmativo do Louco é tudo que ele pode desejar, e ele sente uma certa satisfação pessoal. Ele se sente seguro na sua crença na juventude.

Arcano VIII -A Força

    Através do tempo, a vida presenteia o Louco com novos desafios, alguns causados pelo sofrimento e pela desilusão. Ele vive muitas ocasiões que tem que extrair a qualidade da Força (8). Ele é pressionado a desenvolver sua coragem e resolver e se decidir e encontrar seu coração para continuar, a despeito da derrota.
    O Louco também descobre os pacatos atributos da paciência e da tolerância. Ele concretiza o comando deliberado da Carruagem que deve ser moderado pela brandura e o poder suave da aproximação amorosa. De vez em quando, paixões intensas surgem, justo quando o Louco pensava que tinha tudo, inclusive ele mesmo, sobre controle.

Arcano IX – O Eremita

    Mais cedo ou mais tarde, O Louco é levado a se perguntar pela eterna questão “Por quê?”. Ele se torna absorvido pela procura de respostas, originada não por uma curiosidade sem propósito, e sim uma profunda necessidade de descobrir porque as pessoas existem, se somente sofrem e morrem. O Eremita (9) representa a necessidade de encontrar a verdade profunda.
    O Louco começa a olhar seu interior, tentando entender seus sentimentos e motivações. O mundo dos prazeres físicos o atrai menos, e ele procura por momentos de solidão fora da atividade frenética da sociedade. No tempo apropriado ele poderá procurar um professor ou guia que pode aconselhá-lo e mostrar-lhe uma direção.

Arcano X -A Roda da Fortuna

    Após muita procura pelo seu próprio eu, O Louco começa a ver como tudo está conectado. Ele tem a visão do esplendoroso propósito do mundo; com um intrincado padrão e seus ciclos. A Roda da Fortuna (10) é um símbolo dos mistérios do universo que divide a criação com harmonia. Quando o Louco percebe a beleza e a ordem do universo, ao menos brevemente, ele encontra algumas das respostas que estava procurando.
    Algumas vezes suas experiências parecem fadadas ao fracasso. Um encontro inesperado ou um acontecimento miraculoso dão início ao processo de mudança. O Louco pode identificar seu destino na sequência de eventos que o levam a uma virada. Ele era solitário, agora se sente pronto para a marcha e a ação novamente. Sua perspectiva é ampla, e ele vê a si mesmo como parte do grandioso esquema do universo. Seu senso de propósito é restituído.

Arcano XI – A Justiça

    O Louco deve decidir agora o que essa visão significa para si mesmo. Ele olha para trás, por sobre sua vida, para investigar a causa e o efeito dos relacionamentos que o trouxeram a esse ponto. Ele toma para si a responsabilidade por suas ações passadas, assim pode se redimir e assegurar um curso mais honesto para o futuro. A exigência da Justiça (11) deve estar a serviço de forma que ele possa se cobrir de pureza.
    Este é um momento de decisão para o Louco. Ele está repleto de escolhas importante. Ele permanecerá fiel aos seus insights, ou vai retornar a uma existência mais fácil, menos consciente, que impedirá crescimento adicional?

Arcano XII – O Pendurado

    Destemido, O Louco prossegue. Ele está determinado a realizar sua visão, mas ele descobre que a vida não é tão fácil de ser domada. Mais cedo ou mais tarde, ele encontra sua cruz pessoal – uma experiência que parece muito sofrida e prolongada. Este devastador desafio o deprime e abate, até que não tenha mais escolha a não ser o desapego – abrir mão e deixar tudo para lá.
    Inicialmente, O Louco se sente derrotado e perdido. Ele acredita que se sacrificou por tudo, mas das profundezas ele aprende uma assombrosa verdade. Descobre que quando abre mão de lutar pelo próprio controle, tudo começa a trabalhar a seu favor. Ao se tornar aberto e vulnerável, O Louco descobre o miraculoso suporte de seu “Eu Interno”. Ele aprende a se entregar as suas experiências, especialmente as suas batalhas, sente uma agradável surpresa e começa a se banhar com a vida.
    O Louco se sente suspenso em um momento eterno, livre da urgência e da pressão. Na verdade, antes seu mundo estava em desordem. O Louco é O Pendurado (12), aparentemente martirizado, mas na realidade, sereno e em paz.

Arcano XIII – A Morte

    O Louco começa agora a eliminar velhos hábitos e a cansar-se dos excessos. Ele remove o não essencial porque aprecia o básico da vida. Ele finaliza ciclos em seu caminho à medida que se livra de aspectos de sua vida que ficaram para trás. Esse processo pode parecer um ato de morte porque a carta 13, em seu entender, destrói para então levar ao crescimento de algo novo. De vez em quando essa mudança inexorável parece esmagar O Louco, mas finalmente ele se levanta para descobrir que a Morte não é um estado permanente. É simplesmente uma transição para o novo, um caminho de vida mais satisfatório.

Arcano XIV – A Temperança

    Desde que abraçou a ideologia do Eremita, O Louco balançou desordenadamente para frente e para trás num pêndulo emocional. Agora, ele realiza a estabilidade equilibrada da Temperança (14). Ele descobre a verdadeira estabilidade e o equilíbrio. Por ter experimentado os extremos, passa a apreciar a moderação. O Louco então combina todos os aspectos de si mesmo num todo centrado que o ilumina com saúde e bem-estar. Como a graça e a leveza do anjo na Carta 14 podem ser comparados com o potente, porém rígido controle do Carro (Carta 7)? O Louco está num longo caminho para efetuar a realização da vida harmoniosa.

Arcano XV – O Diabo

    O Louco tem saúde, paz de espírito e compostura tranquila. O que mais ele poderia precisar? Em termos comuns, nada mais, mas ele é corajoso e continua a perseguir níveis profundos de sua existência. Em breve ele se encontra face a face com o Diabo (15).
    O Diabo não é uma figura má, sinistra, que reside fora de nós. Ele é o nó da ignorância e da desesperança que se aloja dentro de cada um de nós em algum nível. As atrações sedutoras do mundo material nos amarra de modo tão convincente que frequentemente nem mesmo nos realizamos nessa escravidão dos sentidos.
    Vivemos numa faixa limitada de experiência, sem ter consciência da glória do mundo que é nossa verdadeira herança. O casal na Carta 15 está algemado, mas aquiescente. Eles poderiam se livrar muito facilmente, mas nem mesmo perceberam sua escravidão. Eles se parecem com Os Amantes, mas estão inconscientes de que seu amor está circunscrito num âmbito limitado. O preço dessa ignorância é o desespero íntimo espiritual.

Arcano XVI – A Torre

    Como pode O Louco livrar a si mesmo do Diabo? Como pode se livrar dessa influência pela raiz? O Louco pode apenas encontrar a liberação através de uma repentina mudança representada pela Torre (16). Ela é a fortaleza do ego que cada um de nós construiu ao redor de seu belo íntimo espiritual. Cinzenta, fria e dura como pedra, essa fortaleza parece proteger, mas é na realidade uma prisão.
    Algumas vezes apenas uma crise monumental consegue gerar poder suficiente para desmoronar os muros da Torre. Na Carta 16 vemos um luminoso raio fulminando esta construção. Ele expulsa os ocupantes que parecem perturbados com suas Mortes. A coroa indica que eram governantes arrogantes; agora foram fulminados pela poderosa força maior do que eles.
    O Louco pode precisar de uma drástica mudança se quiser libertar a si mesmo, mas o resultado da revelação cria uma dolorosa experiência que vale a pena. O obscuro desespero é explodido para longe em um instante, e a luz da verdade resplandece e ilumina tudo abaixo dela.

Arcano XVII – A Estrela

    O Louco está coberto de serena calma. As belas imagens na Estrela (17) atestam essa tranquilidade. A mulher na Carta 17 está nua, sua alma não mais se esconde atrás de um disfarce. Uma estrela radiante brilha num céu claro e limpo, que é um guia de esperança e inspiração.
    O Louco está abençoado com a verdade que substitui completamente as energias negativas do Diabo. Sua fé em si mesmo e no futuro foi restaurada. Está repleto de alegria e seu único desejo é compartilhá-la generosamente com o restante do mundo. Seu coração está aberto, e seu amor flui livremente. Esta paz após a tempestade é um momento mágico para o Louco.

Arcano XVIII – A Lua

    Que efeito poderia estragar essa calma perfeita? Haverá outro desafio para O Louco ? De fato, esta é a glória que o torna vulnerável às ilusões da Lua (18). Sua alegria é um estado sentimental. Suas emoções positivas ainda não foram submetidas a uma clareza mental. Em sua condição ilusória, ele está suscetível à fantasia, distorção e a um falso retrato da realidade.
    A Lua estimula a imaginação criativa. Ela abre o caminho para a imaginação bizarra e bela que borbulha do inconsciente, mas profundos medos e ansiedades enraizadas também emergem. Essas experiências podem causar no Louco sentimento de perda e confusão.

Arcano XIX – O Sol

    É a vibrante claridade do Sol (19) que controla a imaginação do Louco. A iluminação do sol irradia por todos os lugares encobertos e dissipa as nuvens de confusão e medo. Ela esclarece, então O Louco sente e entende as benesses do mundo.
    Agora, ele aproveita o entusiasmo e uma energia vibrante. A nudez da Estrela solidificou uma expansiva segurança. O Louco é o bebê nu na Carta 19, que cavalga em júbilo, ao encontro de um novo dia. Nenhum desafio é suficientemente amedrontador, pois sente uma vitalidade radiante. Ele se envolve em grandes realizações – extrai de si próprio tudo o que necessita. Está apto para realizar sua magnitude.

Arcano XX – O Julgamento

    O Louco renasceu. Ele deixou cair a máscara do ego, permitindo que seu verdadeiro e radiante “eu” se manifestasse. Descobriu o prazer, a ausência do medo, encontrou uma vida centrada.
    Ele se sente absolvido. Perdoa a si mesmo e aos outros, sabe que seu “eu” real é puro e bom. Pode arrepender-se dos erros passados, mas sabe que aconteceram devido à ignorância de sua verdadeira natureza. Sente-se limpo e renovado, pronto para começar algo novo.
    É tempo de o Louco fazer um profundo Julgamento (20) sobre sua vida, pois o dia de seu próprio julgamento chegou. Já que agora passou a ver a si mesmo como realmente é, pode fazer as decisões necessárias sobre o futuro. Ele pode escolher com sabedoria entre o que ama e o que quer descartar.
    O anjo na Carta 20 é O Grande Ego do Louco chamando-o a elevar-se e realizar sua promessa. Ele descobre sua verdadeira vocação – seu motivo para ser alguém no mundo. Dúvidas e hesitações desaparecem, e está pronto para perseguir seu sonho.

Arcano XXI – O Mundo~

    O Louco entra novamente no Mundo (21), mas dessa vez com um entendimento maior e mais completo. Ele integrou todas as partes diferentes de si mesmo e alcançou a totalidade, chegando a um novo nível de felicidade e completude.
    O Louco experimenta a vida de maneira completa e significante. O futuro está cheio de promessas infinitas. Em consonância com sua ambição pessoal, torna-se ativamente envolvido no mundo. Ele presta serviços para compartilhar seus talentos e dons únicos e descobre que prosperará em qualquer empreendimento que faça. Porque atua com sua certeza íntima, todo o mundo conspira para que seu esforço seja recompensado. São muitas suas realizações.

    Portanto, a Jornada do Louco não era tão ridícula, no fim das contas. Através da perseverança e honestidade, ele restabeleceu a coragem espontânea que primeiro o impeliu na sua busca de si mesmo, mas agora está totalmente certo do seu lugar no mundo. O ciclo se fechou, mas O Louco nunca parará de crescer. Em breve estará pronto para começar uma nova jornada, que o guiará a mais altos níveis de conhecimento.

Aula 5

Cores E Símbolos



POR TARÓLOGA CEIÇA MONTEIRO

    Com base no tarot de Marselha, o primeiro tarot, aquele que determinou todos os outros que se seguiram, podemos verificar a existência das seguintes cores: branco, preto, verde, vermelho, amarelo e azul. Todas as outras cores que invadem os tarôs mais recentes são derivadas das misturas das cores primárias, por isso, as suas interpretações deverão ter por base o significado das duas que a originam.

    As figuras dos 22 arcanos maiores são ricas em detalhes com seus símbolos e cores. Embora elas sejam suficientes para se fazer a interpretação do jogo, é preciso também observar o simbolismo das 22 cartas expressando ideias e forças dominantes. Cada uma traz uma representação, um ensinamento. Observem as cores e detalhes das figuras compondo o conjunto da mensagem transmitida pelo Tarot de Marselha.

    As cores azul e vermelha são predominantes.

  • azul remete à espiritualidade, à serenidade psíquica.
  • vermelho está ligado à vida terrestre, é luz, esplendor, calor. As outras cores são também importantes, mas secundárias.
  • amarelo, cor do sol e do ouro, simbolizando a manifestação objetiva, a intuição e também o invariável.
  • verde cor da vegetação, lagos e mares, está ligado à vida, à cura, à criação e à esperança.
  • preto remete à morte, à fatalidade, mas pode levar à libertação, ao renascimento.
  • branco remete à pureza, à inocência. É também símbolo da luz, da neve, da transfiguração.

Simbolismos no Tarot

    Aqui analisaremos, de forma breve, os símbolos que podemos encontrar nos 22 Arcanos Maiores. Entretanto, os símbolos falam ao inconsciente, e é de lá que deve vir a resposta às suas perguntas e não de uma análise fria do significado do símbolos por exemplo: as inscrições, as posições geométricas, as cores, a direção e a posição,

As inscrições

Você deverá, antes de mais nada, atentar para os principais símbolos expressos visualmente nas cartas do Tarot. Fique atento para:

  • Naipe de Paus, cajados, bastõesrepresentam o poder já instalado que permanece. Princípio ativo positivo.
  • Naipe de Espadas, correntes cordas, punhais, espadas: representam a força em todos os sentidos. Princípio ativo negativo.
  • Naipe de Copas, taças, tigelas, copos: representam tudo o que for perceptivo e deva ser guardado, preservado. Princípio passivo emocional.
  • Naipe de Ouros, moedas, dinheiros, rodas: representam a matéria e tudo o que envolve negócios. Princípio ativo positivo.

As posições geométricas

Atente para os seguintes detalhes nas figuras:

  • Pontos: número relativo da pergunta a ser respondida. O FATO.
  • Círculo: O universo espiritual. O ESPÍRITO.
  • Quadrado: o universo físico. A MATÉRIA.
  • Cruz: representa a missão. O KARMA.
  • Triângulo para cimaa bondade, a verdade, o universo que se equilibra. A ALEGRIA.
  • Triângulo para baixo: a maldade, intrigas, traições, mentiras, o universo que desconhece o seu “eu”. O NEGATIVO.
  • Chifre: o universo que complementa o espírito. A ALMA.

A direção e a posição

Outro ponto importante na leitura do Tarot diz respeito à direção e à posição das figuras. Mas atenção: em diferentes baralhos de Tarot, as mesmas figuras podem assumir diferentes direções e posições.

  • Figura olhando à esquerda dela própria: interprete como um passado relacionado à pergunta em questão.
  • Figura olhando de frente para você: interprete como presente.
  • Figura olhando à direita dela própria: interprete como futuro.
  • Figura sentada: a predição demorará algum tempo para se concretizar.
  • Figura em pé: a predição terá acontecimento rápido.

Arcanos Maiores

     O baralho de tarot padrão consiste em 78 cartas, cada uma com sua própria imagem, simbolismo e história. É dividido em duas seções, os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Hoje vamos olhar todos os arcanos maiores no tarot. Os Arcanos Maiores consistem em 22 cartas, representando as lições de vida, influências cármicas e os grandes temas arquetípicos que estão influenciando sua vida e a jornada de sua alma para a iluminação.

    A palavra Arcanos é o plural de Arcano, que significa segredo profundo. Os alquimistas da Idade Média consideravam o arcano o segredo da natureza. Portanto, as cartas do tarot representam uma coleção dos segredos que fundamentam e explicam o nosso universo.

    As cartas dos Arcanos Maiores são frequentemente consideradas as cartas mais importantes do baralho. Eles não pertencem a nenhum dos quatro naipes do tarot: Paus, Ouros, Copas e Espadas.

    Se você colocar as cartas dos Arcanos Maiores em ordem numérica de 0 (o Louco) a 21 (o Mundo), elas formam uma história simbólica. Esta história também é conhecida como a jornada do Louco. O Louco é o personagem principal dos Arcanos Maiores e faz sua jornada através de cada carta. Ao longo do caminho, ele conhece novos professores e aprende novas lições de vida. Eventualmente, o Louco completa sua jornada com a carta do Mundo.

    A jornada do Louco descreve e explica nossa jornada individual de autodesenvolvimento, levando desde a percepção inicial (a carta do Louco) à integração e realização (a carta do Mundo) Você pode considerá-lo um caminho de vida geral ou usá-lo para examinar uma determinada área / período de sua vida.

    A maioria das cartas dos Arcanos Maiores são facilmente reconhecíveis e seus significados são intuitivamente claros para todos que conhecem a cultura e tradição ocidental. A Imperatriz, o Mágico e o Diabo são exemplos de personagens que são símbolos bem estabelecidos em nossa cultura. No entanto, a Carruagem, a Roda da Fortuna e o Enforcado são exemplos de cartas dos Arcanos Maiores que são um pouco menos conhecidas.

Aula 6

O Louco

Significado Positivo:  Viagem Descuido Aventura Inocência Liberdade Esperança Nova jornada Originalidade Espontaneidade Falta de compromisso

Significado Negativo:  Risco Apatia Indecisão Sem rumo Mentiroso Sem medo Imaturidade Imprudência Desordem emocional Irresponsabilidade

Simbologia: O louco é um andarilho inconsequente, não planeja a viagem, apenas trilha o caminho. É representado por um homem andando a esmo, sem destino definido, aparentemente perdido. Ele está caminhando cercado de perigos, porém desatento a eles. Normalmente é ilustrado vestindo capas de pelos de animais o que representa uma natureza selvagem, pura, visceral, movida pelo impulso e pela paixão. 

Personalidade: Possui um espírito livre e aventureiro. É sincero e direto, age por impulso, atraído pelo novo e pelo risco. É puro instinto, satisfação da vontade e desejo pelo novo. Possui uma mente aberta, livre de pré-julgamentos e preconceitos. Mas é livre e não se prende a nada, precisa partir e explorar novos caminhos. 

Significado da carta: Quando aparece no jogo, o Louco indica a necessidade de se arriscar, ousar, aceitar as incertezas da vida. De qualquer maneira, a situação pede um movimento em direção ao novo, deixar a segurança para trás e explorar outros pontos de vista. É a hora de não se perguntar muito, não se cercar de garantias, mas partir, ampliar os horizontes, viver de uma nova maneira, com uma perspectiva diferente, um outro olhar. É uma energia pura que precisa se criar. Livremente. 

 Sim ou Não: Sim.

Aula 7

O Mago




Significado Positivo:  Ação Visão Iniciação Novidades Ao controle Desenvoltura Poder criativo Manifestação Autodisciplina Ação inspiradora

Significado Negativo:  Ilusão Indeciso Trapaceiro Manipulador Mau planejamento Talentos inexplorados

Simbologia: os quatro elementos da natureza estão representados nessa carta indicando múltiplas possibilidades de ação, e a ação está na sua mão desenhada pelo bastão que representa o elemento fogo: vontade, vitalidade, energia. Os diversos instrumentos disponíveis representam a experimentação, adaptação, conhecimento. O mago é um alquimista. O símbolo do infinito se apresenta em diversos desenhos ilustrando o eterno recomeço e a sabedoria dos ciclos 

Personalidade: O mago é racional, trabalha com a lógica, a experimentação. Tem jogo de cintura e grande capacidade de adaptação. É esperto, comunicativo, convincente, muito inteligente e domina diversas técnicas e argumentos. Pode ser impaciente, precisa do movimento e da ação. Nem sempre é sincero, possui grande capacidade de mudar as opiniões alheias demonstrando outros pontos de vista. 

Significado da carta: O mago é o arcano número um e representa o início. Indica a vontade, a ação e a iniciativa. Quando aparece em um jogo mostra a necessidade de uma atitude, um impulso, um início. Devemos dar um passo em direção a algo, esperar poderia ser desastroso. Como obstáculo, pode indicar que esse comportamento e personalidade estão exacerbadas prejudicando a evolução das situações. Então do contra, é melhor calar-se ou não tomar atitude alguma. Talvez também a razão esteja dominando muito quando seria necessário enxergar também os sentimentos, ou sair do plano mental para o campo das realizações. 

Sim ou Não: Sim.

Aula 8

A Papisa/Sacerdotisa



Significado Positivo:  Oculto Intuição Misterio Sabedoria Espiritualidade Energia feminina Emoções profundas Conhecimento divino Coisas a serem reveladas

Significado Negativo:  Falsidade Segredos Amantes Superficialidade Emoções reprimidas Coisas ainda a serem reveladas

Simbologia: A meia-lua representa uma energia feminina de intuição e receptividade. Funciona como uma antena, um receptor da sabedoria do universo. A energia feminina é passiva, por isso não há aqui atitudes externas, porque tudo acontece em seu interior. Em alguns desenhos existe a presença de um livro remetendo ao conhecimento e a sabedoria. É a união dos dois, do conhecimento intelectual e da sabedoria intuitiva. O manto que cobre a sacerdotisa também demonstra a experiência e o domínio dos impulsos que dão lugar à uma atitude mais serena e madura, ligada ao interior mais desenvolvido e evoluído 

Personalidade: Misteriosa, há muita sensibilidade. A ação é indireta e baseada na emoção e intuição. Pode manipular, fazer chantagem emocional, seduzir, conquistar através do encanto e da ilusão. A personalidade é introvertida, muito acontece internamente mas pouco se realiza externamente. Não confronta diretamente, contorna os obstáculos, se adapta as circunstâncias em direção ao seu objetivo. 

Significado da carta: Representa a idealização do desejo, deve usar a intuição e sabedoria interior. Buscar respostas dentro de si, viver a escuridão, o oculto, revelar segredos escondidos. Momento de introspecção e silêncio. Energia feminina, de receptividade e passividade. Agir indiretamente, com discrição, sem se envolver em confrontos diretos, mas usando as ferramentas que estiverem disponíveis no momento. Como obstáculo indica um mundo ilusório que distancia o indivíduo dos seus objetivos reais, o levando á frustração pela excessiva idealização. Espiritualmente é uma carta muito positiva, é o caminho para nosso próprio interior e a descoberta da nossa escuridão, dos mistérios espirituais, das verdades escondidas sobre nós mesmos. 

Sim ou Não: Sim.

Aula 9

A Imperatriz



Significado Positivo:   Beleza Criatividade Abundância Comunicação Sensualidade Maternidade Feminilidade Fertilidade Realizações

Significado Negativo:  Preguiça Controladora Bloqueio criativo Excesso de vaidade Dependência dos outros

Simbologia: A Imperatriz está normalmente cercada pela natureza em um ambiente de grande harmonia de cores e elementos, o que representa os ciclos naturais, a frutificação, criação, abundância de beleza, harmonia, prosperidade. Ela é apresentada grávida nos remetendo ao novo, a criatividade, ao recomeço de um ciclo. Indica que o nascimento de algo novo está sendo preparado e trará resultados no seu próprio tempo. 

Personalidade: Natureza feminina em estado de criação. Uma mulher madura, sábia, em sintonia com os movimentos do universo. A natureza é simples, ligada à terra, aos ciclos de nascimento, transformação, morte e renovação. 

Significado da carta: Realização, concretização, estabilidade. Atitude de renovação, consciente do caminho e dos ciclos que exigem paciência. Plantar a semente e esperar que ela cresça e se desenvolva. Satisfação, gratidão, sincronia, beleza e harmonia. Como obstáculo pode representar a falta de paciência, a necessidade de se respeitar os ciclos e tempo das coisas. Pode existir também interferência de algum aspecto ou figura feminina na questão. 

Sim ou Não: Sim.

Aula 10

O Imperador



Significado Positivo:  Foco Estrutura Proteção Disciplina Liderança Estratégia Autoridade Segurança Estabilidade

Significado Negativo:  Tirano Rigido Teimoso Inflexível Dominador Centralizador Falta de disciplina

Simbologia: É sempre representado em uma atmosfera superior, dominadora, tem um ar de poder. Reina com sabedoria, impondo ordem e respeito. Dois elementos estão quase sempre presentes nessa carta: a águia e o raio. A águia representa o poder, força, autoridade e sabedoria espiritual. Possui olhar aguçado e dominador e é capaz de olhar diretamente para o sol, símbolo de clarividência. A intuição para o acesso da sabedoria. O raio é um fenômeno natural que emana do céu, de algo superior, de um centro, de um Deus, e tem um poder criador e destruidor. Ele gera a vida e causa a morte. É uma intervenção divina. 

Personalidade: Poderoso e determinado, esse arcano é disciplinado e perseverante. Possui grande capacidade de realização e concretização, mantém a ordem e segue princípios e tradições para atingir os objetivos que traçou. Trabalha com afinco para manter a estabilidade e o domínio dos caminhos que precisa trilhar. 

Significado da carta: Realização, concretização, estabilidade, trabalho, poder. Representa o compromisso com o objetivo, a determinação, perseverança e coragem. Negativamente, pode indicar autoritarismo extremo ou uma rigidez exagerada. Uma certa obsessão pelo poder e sucesso material. 

Sim ou Não: Sim.

O Papa


Significado Positivo:  Estudos Tradição Sabedoria Aconselhamento Espiritualidade Mentor ou professor Convencionalidade Buscando orientação

Significado Negativo:  Tabus Rigidez Ignorância Preconceitos

Simbologia: Representado como um centauro ou um sacerdote, essa figura sempre está ligada à sabedoria de um mestre, agindo como um orientador, um professor, um guia. Das duas formas são seres que possuem um conhecimento divino e sagrado com a missão de ajudar na evolução da humanidade. O centauro é um ser metade homem e metade cavalo, a união perfeita entre o racional e a sabedoria instintiva. É um ser mágico que possui o dom da cura e da regeneração espiritual e física. 

Personalidade: Utiliza-se de uma sabedoria prática, é disciplinado e observador. Possui métodos eficientes de organização e aperfeiçoamento. É um estudioso, sempre procurando aprimorar-se e desenvolver-se. Sua busca se dá através de rituais e métodos primorosos que exigem disciplina e lucidez. 

Significado da carta: Esse arcano representa a necessidade de uma orientação, de um aprendizado, de uma ajuda. Em qualquer situação mostra a presença de alguém disposto a auxiliar e curar. Sob o aspecto negativo, essa carta pode indicar rigidez a princípios e leis ou aspectos que não se desenvolvem por estarem conectados ao passado e a tradições. 

Sim ou Não: Talvez

O Enamorados



Significado Positivo: Amor União Decisão Escolhas Harmonia Parcerias Dualidade relacionamentos Escolhas significativas

Significado Negativo:  Duvidas Decisões Desapego Desarmonia Escolhas impensadas Medo de compromisso Falta de responsabilidade

Simbologia: Na carta dos Enamorados há sempre uma dualidade, um par de opostos, uma cena de opções e decisão. Sempre representa o relacionamento, entre duas ou três ou mais pessoas. Em quase todos os desenhos, aparece de cima um anjo com um arco e flecha (O Cupido) ou somente o arco e a flecha, ou somente o anjo. Seja como for esse elemento representa o impulso, a direção, o momento de uma escolha que defina essa direção. 

Personalidade: É gentil, amável e refinado. Procura sempre agradar a todos, e por isso muitas vezes é paralisado pela indecisão. Os relacionamentos são muito importantes, e procura sempre mantê-los com harmonia e equilíbrio. É um diplomata, faz uso de toda gentileza e educação que possui, não discorda e nem concorda, quer examinar todos os lados de uma questão e pode se perceber muitas vezes em cima do muro. Amante das artes e da beleza, possui um gosto refinado e padrões elevados. 

Significado da carta: Sempre que esta carta aparece em um jogo, quer representar uma escolha, um momento de decisão. Indica normalmente que o lado emocional é o mais forte, os sentimentos têm mais importância que o lado racional. O obstáculo aqui pode ser a própria indecisão, a paralisia da indecisão. Também indica os sentimentos que atrapalham o julgamento das situações. 

Sim ou Não: Sim

O Carro


Significado Positivo:  Ação Rumo Viagem Sucesso Ao controle Determinação Oportunidades Seguir em frente Força de vontade

Significado Negativos:  Oposição Agressão Falta de direção Energia dispersa Mudança rapida Falta de controle

Simbologia: Mais do que o movimento, essa carta expressa atitude e agressividade. O homem toma as rédeas da sua vida e opta pelo seu caminho. Não importa a direção que siga -representadas pelos olhares opostos dos dois cavalos da carruagem, a mente e o coração -o que importa é ir. Seguir adiante. Dirigir. 

Personalidade: A atitude é direta, impulsiva, honesta. O movimento é rápido, movido pela paixão e vontade de agir. Tão ativo que pode ser agressivo. A ação é mais baseada na força do que na estratégia. Seus desejos são fortes e imediatos: sabe o que quer e quer agora. Pode se precipitar e causar um efeito destrutivo, é naturalmente ansioso e imediatista. Possui o dom do movimento e de levar às pessoas à ação, é um líder nato. 

Significado da carta: Hora de se independer, conquistar autonomia, dirigir a própria vida, agir com força, velocidade, decisão. A ação deve ser direta, momento de iniciar uma busca, indica conquista, lutas com vitória. Defender um objetivo com paixão, lutar por um propósito, vencer os obstáculos. Negativamente, pode representar agressividade, briga, impulsos que são prejudiciais, precipitação, pressa, urgência, ansiedade. A pessoa pode perder por causa da impulsividade e atitudes impensadas. 

Sim ou Não: Sim

A Força


Significado Positivo: Instinto Coragem Paciência Persuasão compaixão Resistencia Força interna Sensualidade Autocontrole

Significado Negativo: Recuar Inércia Fraqueza insegurança Baixa energia Emoções brutas Falta de autocontrole

Simbologia: A carta é representada por alguém abrindo a boca de um leão ou dominando uma fera. O animal representa o instinto, o impulso, um lado selvagem que deve ser dominado. É o símbolo do controle sobre si mesmo, que exige força e concentração. 

Personalidade: Cheio de vitalidade e energia, é ousado e franco no que se refere as suas vontades. Quer conquistar e dominar, sua força é tão grande e sua vontade tão plena que ignora todo o perigo, cala quem ousar contradizê-lo e se concentra somente no seu desejo, rejeitando e desprezando tudo o que não se relaciona com aquilo. Representa o superego, carrega valores morais e defesas, como uma espécie de polícia interior, controla a si mesmo, exige renúncias do instinto fazendo prevalecer a razão, o domínio sobre si mesmo. 

Significado da carta: Arcano representa o domínio sobre si mesmo, a força interior, a vontade concentrada. Deve haver foco no objetivo, evitando desperdício de energia com situações que não podem ajudar ou evoluir. A recusa de certos instintos ou impulsos imediatos funciona como uma economia de energia, de vitalidade e força, que podem ser utilizados em prol do objetivo maior. Deve haver um comprometimento real com um objetivo, pois algumas atitudes impensadas podem por tudo a perder. Uma grande força e agressividade são ingredientes para um exercício de autocontrole e direcionamento de energia. Negativamente, pode indicar desperdício de energia, falta de foco e direção ou uma preocupação excessiva com o controle dos impulsos devido a uma obsessão pelo objetivo. 

Sim ou Não: Sim

O Eremita

Significado Positivo:  Reflexão Estudos Reclusão Paciência Sabedoria Meditação Introspecção Espiritualidade Busca profunda

Significado Negativo:  Solidão Avareza Tristeza Paranoia Retraimento Isolamento

Simbologia: O eremita não se mostra, está sempre coberto de roupas que o escondem, representando sua interiorização e sua experiência (muitas roupas). Apoiado no cajado, que simboliza a sabedoria adquirida com o tempo. É um velho, vive no mundo interior, em silêncio e introspecção. A barba comprida e os cabelos brancos representam o passar do tempo, a espera, a demora. 

Personalidade: É introvertido, age com cautela e paciência. Não se aventura, prefere criar condições, construir uma estrutura e esperar o tempo certo para agir com segurança. Possui firmeza e determinação, baseia-se em princípios que não abandona, regras que são seguidas à risca, é muito conservador e tradicional. Trabalhador incansável que dá um passo de cada vez com disciplina e responsabilidade. Reprime as paixões e só se abre se sentir-se seguro. Prefere confiar em si mesmo, nos seu conceito e julgamento pré-determinado. É leal e constante, confiável e responsável. 

Significado da carta: É o arcano do tempo. Representa a espera, paciência, introversão. Tempo de silêncio, quietude e solidão. Dessa maneira se adquire muita sabedoria, através da reflexão e do distanciamento da situação. É uma carta de estabilidade e segurança. Os resultados são lentos, precisam de tempo e paciência, mas são benéficos. A ação é sempre cautelosa, demanda paciência e sabedoria, por isso aconselha-se a introspecção, o distanciamento, a reflexão, o deixar o tempo passar, a poeira baixar, o barro secar. Sob o aspecto negativo representa a demora e lentidão dos fatos, e nesse caso a solidão, o isolamento e o silêncio causam sofrimento. 

Sim ou Não: Talvez

Roda da Fortuna


Significado Positivo:  Viagem Carma Destino Boa sorte Progresso Ciclos de vida Oportunidades Mudanças rápidas

Significado Negativo:  Azar Atrasos Controle Instabilidade Contratempos Mudanças indesejadas

Simbologia: A roda da fortuna é a roca de fiar das moiras, tecelãs do destino. Símbolo dos ciclos da vida -nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte –é o fio da vida no tear do destino. Embora seja relevante enfrentar desafios e fazer escolhas para se chegar a um fim, a roda representa os fatores externos, a sorte. É a Fortuna, boa ou má. Imprevisível, são as voltas que a vida dá. A roda é sustentada por um eixo e são três seres representados neste arcano, um no topo, outro subindo, e outro descendo, que representam o auge, o desenvolvimento e o declínio, respectivamente. São as três moiras, Cloto(fiar e tecer em grego), Láquesis(sortear em grego, ela puxava e enrolava o fio) e Átropos (afastar em grego, ela cortava o fio da vida) 

Personalidade: Uma mente instável, a personalidade não está muito definida, é levada pelos fatores externos e pode ser muito inconstante. Há grande capacidade de adaptação a novas situações e jogo de cintura para lidar com o inesperado, mas nada aqui é rígido ou fixo, tudo está a mercê das surpresas da vida. Renova- se todo momento e não está presa a padrões de comportamento ou princípios rígidos.    Ela brinca com a vida, dança no seu ritmo, acompanha sua freqüência e vibração. 

Significado da carta: Instabilidade, mudanças e reviravoltas no caminho. Como o resultado é uma surpresa, é importante se atentar para o momento que se está vivendo, sua posição dentro de um ciclo, o próximo passo pra completar o ciclo. Indica a sorte, os desafios diante do inesperado, a capacidade de adaptação e reação. Na astrologia é representada por Gêmeos e sua grande capacidade de adaptação e jogo de cintura, assim como suas mudanças bruscas de comportamento e seus diversos interesses. 

Sim ou Não: Sim

A Justiça


Significado Positivo: Justiça Equilíbrio Ser justo Reconciliação Negociação legal Responsabilidade Justiça cármica Resolução de disputa

Significado Negativo: Frieza Injustiça Ser injusto Falhas legais Desonestidade Falta de equilibrio Irresponsabilidade

Simbologia: A balança e a espada são os símbolos da Justiça. A balança representa o equilíbrio e a imparcialidade, a análise dos dois lados de toda questão de forma racional e justa. A espada representa a execução da sentença, as consequências de toda ação, o pagamento da dívida. 

Personalidade: Introvertido, muito racional, frio e distante. Prefere um comportamento contido em detrimento de demonstrações calorosas de afeto. Detalhista, crítico e perfeccionista, tende a exigir um comportamento impecável de si mesmo e dos outros. Valoriza as atitudes práticas e eficientes e procura aprimorar seus métodos e conhecimentos. 

Significado da carta: Momento de agir de forma racional, justa e imparcial. Ter discernimento entre o certo e o errado, dar importância ao caráter, a ética e a moral. Indica que as coisas vão melhorar e o desfecho da situação será justo e correto. As consequências das ações devem ser aceitas, as dívidas pagas. Como obstáculo pode significar injustiça. Os aspectos racionais e intelectuais podem estar atrasando ou prejudicando a situação. Pode haver problemas com leis e contratos. 

Sim ou Não: Talvez

O Enforcado



Significado Positivo:  Sacrifício Limitação Desapego Deixando ir Estagnação Não ter controle Novas perspectivas

Significado Negativo:  Jogos Drogas Atrasos Indecisão Estagnação Dependências Resistência a mudança

Simbologia: Mostra um homem pendurado ou simplesmente enforcado, em uma posição dolorosa, que representa o sacrifício. Sua expressão indiferente ou serena indica a sua renúncia, ele foi colocado ali, mas de alguma forma se colocou nessa situação. Os braços cruzados ou amarrados para trás indica que ele não quer lutar contra a sua condição, ele a aceita, há passividade, conformismo. 

Personalidade: Um ser humano passivo, muito espiritualizado, capaz de abrir mão de desejos pessoais em favor de um objetivo maior. Há extrema sensibilidade e capacidade de percepção, conhece a alma humana e está em contato com o universo. A sua realização não está em satisfações imediatas, mas em sua evolução através do sacrifício e da renúncia. Há tendência a se vitimizar, se colocar em situações difíceis ou desagradáveis, procura a redenção, a salvação através do sofrimento. 

Significado da carta: Representa sofrimento e sacrifício. Momento de abrir mão de satisfações imediatas em prol de algo mais valioso. Uma atitude nobre, uma renúncia por algo maior. O sofrimento não deve ser evitado, não deve haver resistência à dor, ela precisa ser vivida. Aqui, é importante se esforçar para se manter na luta. Mas é uma luta passiva que nos traz uma lição e mais do que isso, uma evolução. A vida espiritual ganha aqui grande desenvolvimento e evolução. É a regeneração da alma, a cura. Há um amadurecimento através do sacrifício, que traz a compreensão de um propósito maior, uma percepção mais ampla, da alma e das etapas de seu aprendizado. 

Sim ou Não: Talvez 

A Morte



Significado Positivo:  Fim Mudança Desapego Renovação Novo começo Transformação

Significado Negativo:  Perdas Destruição Transições Mentalidade tóxica Resistência a mudança

Simbologia: A foice representa a morte e o renascimento. É um símbolo do tempo, que tudo destrói, tudo transforma. Aquele que ceifa. É Plutão para os Romanos, Hadespara os gregos, Anúbis para os egípcios, deuses da morte, implacável e inevitável. 

Personalidade: Uma personalidade marcante, intensa, dominadora. Possui muita força e determinação. Sua profundidade o leva a conhecer bem todos os sentimentos humanos, amor e ódio, bem e mal, felicidade e sofrimento. Vive nos extremos, que se misturam e coexistem. Vive em ciclos que se completam, etapas que chegam ao fim e se transformam. Possui um impulso para destruir, desestruturar, transformar. Precisa sempre renascer. Abandona valores e crenças que não servem mais para dar lugar a novos propósitos. 

Significado da carta: Uma personalidade marcante, intensa, dominadora. Possui muita força e determinação. Sua profundidade o leva a conhecer bem todos os sentimentos humanos, amor e ódio, bem e mal, felicidade e sofrimento. Vive nos extremos, que se misturam e coexistem. Vive em ciclos que se completam, etapas que chegam ao fim e se transformam. Possui um impulso para destruir, desestruturar, transformar. Precisa sempre renascer. Abandona valores e crenças que não servem mais para dar lugar a novos propósitos. 

Sim ou Não: Não 

A Temperança



Significado Positivo:  Paz Balanço Reflexão Harmonia Equilibrio Paciência Serenidade Cooperação Moderação Tranquilidade Trabalho criativo

Significado Negativo:  Excessos Lentidão Discórdia Precipitação Desequilibrio Desarmonia Imprudência Falta de paciência Excesso de indulgência

Simbologia: A carta da Temperança é apresentada por um anjo, mensageiro dos desígnios divinos, um anjo que manipula dois cálices ou jarras, funcionando como um receptáculo aberto a forças espirituais. A jarra é um símbolo de abundância, fertilidade, fartura. O significado vem da sua função. Entre diversos mitos e lendas nesses receptáculos se guardavam tesouros, magias, alimentos. Na mitologia grega, diz-se que Zeus guardava as suas decisões para com a humanidade em duas jarras distintas, uma para as bênçãos outra para os castigos. No arcano o anjo mistura os conteúdos trocando de recipiente representando assim um equilíbrio entre o bem e o mal.

Personalidade: Um ser sociável, que procura manter o equilíbrio e a harmonia. Aprecia coisas belas e age com suavidade e encanto, priorizando a paz em todos os momentos. A arte e a beleza são atributos fundamentais aqui, qualquer escolha se relaciona com os aspectos de harmonia e encanto que podem ou não gerar. Usa do tato e diplomacia, não sabe lidar com os extremos, procura sempre o caminho do meio, o equilíbrio, a integração, a junção dos opostos. 

Significado da carta: Representa equilíbrio, harmonia, integração. Conciliar, harmonizar, chegar a um acordo. Em qualquer situação é preciso encontrar um ponto de equilíbrio e concordância, uma saída suave e amena, mesmo que para isso seja preciso relevar alguns fatos, abafar algumas crises, amenizar os ânimos. É a procura da paz e da harmonia, das artes, daquilo que é belo e divino. Momento de promover a paz, a felicidade, o amor, tudo de maneira leve e suave. Como obstáculo pode mostrar uma situação que não foi resolvida para manter a paz e a harmonia. É como colocar panos quentes em algum problema, abafar, calar. Não toma partido, e essa postura pode estar prejudicando a situação. 

Sim ou Não: Talvez 

O Diabo


Significado Positivo: Vicio Obsessão Excessos Controle Desapego Liberdade Independencia Falta de controle

Significado Negativo:  Traição Tentação Escravidão Sexualidade Materialismo Perversidade Dependência Pensamentos negativos Obsessão dinheiro / poder / sexo

Simbologia: Os chifres sempre foram símbolos de poder, virilidade, força, coragem e agressividade. Eles eram usados para representar o poder e a vitória em uma caçada; a conquista dos chifres do animal provava que ele foi vencido. Ele é símbolo da luz e da escuridão, da imortalidade e da morte. Seus chifres são sinais de masculinidade, vida, sexualidade, êxtase e liberdade. 

Personalidade: Há grande magnetismo pessoal, é uma personalidade intensa, dominadora e controladora. Tem grande poder e é capaz de usar, seduzir, persuadir as pessoas e manipular as situações a favor dos seus objetivos pessoais. É muito sedutor e interessante, possui muita força e determinação. Os sentimentos e desejos são intensos e tão profundos que ficam escondidos para não deixá-lo vulnerável. Seu compromisso é apenas com suas satisfações pessoais, não se responsabiliza pelos outros, não se compromete, mas sabe influenciar e controlar as pessoas e situações. É um sedutor irresistível, alguém que sabe proporcionar prazer e diversão, sabe levar, convencer, conhece as pessoas e seus sentimentos. E esse dom é exatamente a sua armadilha, o recurso que usa para conquistar o que deseja. 

Significado da carta: O Diabo indica obstáculos e bloqueios, questões ocultas, misteriosas. Coloca em jogo o poder pessoal, a capacidade de controlar a situação, manipular os acontecimentos. Precisa agir com cautela, através de uma investigação profunda da questão e uma atitude fria, visando seu próprio benefício. Se a pessoa não agir assim, alguém agirá assim com ela. De toda forma, há essa energia de manipulação e jogo de interesses. 

Sim ou Não: Não

O Torre


Significado Positivo:  Fim Ruína Raiva Perda Ruptura Destruição Sofrimento Mudança rapida e radical

Significado Negativo:  Trauma Doenças Obstáculos Reconstrução Situações volátil adiar o inevitável Resistir a mudança

Simbologia: A torre é um símbolo de ascensão, expressa a elevação de algo, no qual a altura equivale a elevação do espírito. Representa nosso ego, aquilo que somos capazes de construir. O poder, o orgulho, a manifestação da grandeza humana. Ela está sendo destruída por um raio ou qualquer manifestação das energias do universo, uma intervenção divina, destruidora da estrutura humana, colocando abaixo nosso ego e orgulho e nos obrigando a recomeçar. 

Personalidade: Uma energia quase elétrica direcionada para a renovação, mudança, rebeldia. Imprevisível e ligado no futuro. É o inovador, tem uma atitude incomum, questiona e se revolta contra as estruturas e conceitos já existentes. Tem muita energia e por onde passa causa transformações, tirando tudo e todos do seu lugar comum. É um inventor: criativo, caótico, diferente. 

Significado da carta: torre representa uma queda, uma desestruturação. Ela chega para destruir e desconstruir padrões e conceitos existentes que já perderam sua função e não servem mais. Ela vem instalar o caos, derrubar os limites construídos, quebrar padrões, questionar certezas, destruir a segurança. Sem mais nada, é preciso reconstruir. Recomeçar, pedra por pedra uma nova estrutura, mais aperfeiçoada e evoluída. É uma carta rápida, acontece de repente e coloca tudo de cabeça para baixo, nos fazendo olhar a vida com uma nova perspectiva, do exterior e de si mesmo. 

Sim ou Não: Não

A Estrela



Significado Positivo: Fé Sonhos Inspiração Equilibrio Esperança Meditação Positividade Espiritualidade

Significado Negativo: Má fé Desânimo Desespero Falta de fé Pessimismo Ingenuidade Negatividade Desesperança

Simbologia: Uma estrela é símbolo do bem, de iluminação, esperança, renovação, inspiração. Ela representa o divino, a proteção, a paz, a felicidade. Seus formatos e significados variam, mas todas têm em comum essa energia positiva e benevolente. 

Personalidade: Essa é uma personalidade iluminada, de grande espiritualidade e sensibilidade. Há um espírito de empatia e compaixão, é uma pessoa do bem, de fé, de sinceridade e alegria. Talvez um tanto ingênua, por enxergar o bem em tudo e todos. 

Significado da carta: Período de sorte e melhoria. Inspiração, sabedoria, fé. Momento de ser otimista, acreditar no caminho, ter esperança. As coisas vão melhorar. Iluminação, proteção divina, renovação, fé. É uma carta rápida, boas novas aparecem em tempo curto, aproximadamente 1 mês. Como o obstáculo indica certa ingenuidade, abuso da inocência e bondade. Por outro lado pode mostrar falta de fé ou pensamento positivo. Não há confiança em si mesmo. 

Sim ou Não: Sim

A Lua


Significado Positivo:  Risco Ilusão Intuição Mistério Duvidas Segredos Fertilidade Maternidade Subconsciente Falta de clareza

Significado Invertido: Medo Traição Ciúmes Insônia Decepção Ansiedade Segredos expostos Estar enganado com algo/ alguém

Simbologia: A Lua simboliza o lado feminino e receptivo, o yin do TAO. Rege a fecundidade e os ciclos menstruais. Representa a psique e a alma. A sombra e o inconsciente, a intuição, a sensibilidade e os poderes ocultos. Símbolo da maternidade, nutrição, fertilidade, preservação. Na astrologia é a própria lua, instável nas suas mudanças de fases e representando todos seus aspectos femininos e receptivos. 

Personalidade: Há muita sensibilidade e todo aspecto feminino e receptivo é fluídico como a água, tornando a personalidade instável e emotiva, de ação indireta, prefere contornar os obstáculos a enfrentá-los, é muito ligada ao passado e a família, precisa cuidar, proteger, nutrir. É guiada pela sua intuição e emoções, deve confiar no seu instinto, naquilo que sente, porém prestar atenção na linha tênue entre a lucidez e a loucura. 

Significado da carta: Representa confusão, nebulosidade, ilusão. Os sentimentos e as emoções prevalecem na situação, mas não apresentam uma definição. Há muita instabilidade, nem tudo é claro, e as decisões mudam conforme os humores. Engano, mistério, sonhos, intuição, dependência emocional. Favorável para questões de cuidado, nutrição, acolhimento, proteção. 

Sim ou Não: Não

O Sol


Simbologia: O sol é símbolo de vitalidade e poder. Representa consciência, a luz, a razão. É o aspecto yang do TAO, o pai, o aspecto masculino, a autoridade. Em diversas crenças é considerado o norteador, deus, o poder, a iluminação e o conhecimento, a verdade. 

Personalidade: Um ser iluminado, guiado pela inteligência, conhecimento, razão. Possui grande criatividade, muita vitalidade e entusiasmo. É uma pessoa generosa, que acende uma luz por onde passa. É confiante e orgulhoso, e pode chegar ao narcisismo. Gosta e precisa dos elogios e de reconhecimento. 

Significado da carta: É muita positiva, representa realização e sucesso. É a consciência, a razão, a iluminação, sabedoria e verdade. É o estudo, a inteligência, o conhecimento. Traz muita energia, vitalidade, força, vigor. Sob seu aspecto negativo, pode representar o orgulho excessivo e autoritarismo. Lembre-se que muita luz é igual a muita sombra: não deixa ver. 

Sim ou Não: Sim

Significado Positivo Alegria Felicidade Sucesso Gravidez Confiança Otimismo Vitalidade Positividade Realizações Concretização

Significado Negativo Tristeza Mentiras Fracasso Dificuldade Insatisfação Pessimismo Desmotivado Sem vitalidade excesso de confiança incapacidade de desfrutar

O Julgamento


Significado Positivo:  Resgate Reflexão Despertar Absolvição Renovação Julgamento Renascimento Novo começo Acerto de contas

Significado Negativo:  Tedio Duvida Indecisão Deprimido Ciclo vicioso Sem inspiração Esperar por ajuda Medo de mudança Ignorar uma lição de vida

Simbologia: “A trombeta dos anjos e dos guardiões” representa o momento de anunciar um acontecimento importante, ou a hora da verdade. Trás características inovadoras, talento para a reforma e mente evoluída, à frente do seu tempo, conectado ao futuro e a tecnologia. 

Personalidade: Inovador e transformador. Um rebelde, que se impõe ao sistema e quer reformar métodos e crenças. É criativo, inteligente, conectado ao futuro. Sua mente é rápida e movida por uma energia quase tátil de tão intensa. É um ser social que expressa toda sua originalidade através do coletivo ou por uma causa impessoal. 

Significado da carta: Quando aparece em um jogo, o Julgamento representa o momento da verdade, de se esclarecer as coisas e colocar as cartas na mesa. Não há mentiras nesse momento, se houver, serão descobertas e denunciadas. Nessa situação o melhor a fazer é encarar os fatos e ser muito honesto consigo mesmo e com os outros.O objetivo do Julgamento é colocar cada coisa em seu lugar e esclarecer os fatos. Indica a rapidez dos fatos, acontecimentos repentinos e imprevisíveis. O momento é de revelação, expansão da consciência, evolução. A verdade vem à tona e gera uma reforma em velhos padrões ou hábitos que não servem mais. É a cobrança ou a consequência das nossas escolhas e a prova final para passar à etapa seguinte. É a carta da verdade, do jogo aberto, de se elucidar uma questão obscura, de compreender o significado das coisas. 

Sim ou Não:  Talvez

O Mundo


Significado Positivo:  Vitória Viagem Sucesso Realização Conclusão Círculo completo Novo começo Celebração Harmonia

Significado Negativo:  Fardo Atrasos Decepção Estagnação Fim de ciclo Incompletude Falta de conclusão Planos fracassados

Simbologia: Ouroboros é um conceito representado pela serpente que morde a própria cauda, e simboliza a eternidade. O círculo é a forma que não possui começo nem fim e representa a conclusão e o eterno recomeço. A carta contém os símbolos dos quatro elementos representando a completude e a realização em todos os níveis. 

Personalidade: Expansivo, filosófico, possui uma energia de entusiasmo e alegria. O eterno aprendiz que busca a verdade e o sentido das coisas. Age com sinceridade, bondade, tem um espírito puro, genuíno que resulta de uma felicidade e realização interna. Espiritualmente evoluído. 

Significado da carta: Mostra a realização, a felicidade, o sucesso. É uma carta extremamente positiva e de influência benéfica. A natureza do eterno fim e recomeço, a completude das coisas, o fim dos ciclos, a evolução espiritual. Considerada a melhor carta dos arcanos maiores, sempre indica um benefício até mesmo quando aparece sob seu aspecto negativo. Dessa forma, pode indicar a necessidade de se aceitar o fim de algo e se entregar ao novo ciclo. 

Sim ou Não: Sim

Parte 4

Tiragens


     Existem inúmeras tiragens que você pode fazer, para ver infinitas questões. Não precisa aprender todas as tiragens, com o tempo você vai encontrar sua tiragem favorita ou até criar seu método pessoal. Não existe certo ou errado. Você só precisa saber como se conectar e entender o que seu guia está te mostrando. Tente durante os dias, perceber as coisas que acontece que tem haver com a tiragem. Se quiser mantenha um caderninho de anotação, isso vai te ajudar a melhorar a vidência. Lembre-se, você pode mudar o futuro.       

Carta do Dia

     Essa tiragem pode te ajudar a prevenir situações que aconteceram no seu dia, para assim poder lidar melhor com elas. 

  1. Preste Atenção - Aspectos pessoais que vão precisar de atenção 
  2. Tenha Cuidado - Aspectos importantes do dia pela frente 
  3. Sentimentos - desejos ou reações que podem surgir.

Problema, Sugestão e Resposta

    Tiragem para você saber o porque de um problema, qual a melhor maneira de lidar com ele e o resultado possível. A mesma técnica pode ser usada para presente, passado e futuro. 



  1.  Raiz do Meu Problema Atual 
  2. Como Lidar com Ele 
  3.  Resolução se eu seguir o conselho


O que estou fazendo com minha vida

    Essa tiragem te ajuda a entender aqueles momentos em que você está estagnado, sem saber o que fazer o os motivos pelo qual está assim. 



  1. Eu agora 
  2. Do que eu tenho medo 
  3. Influência passada benéfica 
  4. Influência passada negativa 
  5. Compromisso consigo mesmo 
  6. O resultado se seguir esse caminho

Sugestão de Leitura

    Se você quiser continuar a se aprofundar nos estudos de tarot, e aprender mais tiragens, isso de maneira solitária, eu indico es O Guia Definitivo das Tiragens e dos Significados dos Arcanos Maiores e Menores - Sarah Barlett

Gratidão

Abençoado seja.

Bruxa Nimeuh de Ísis.


Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem prévia consulta e autorização do Autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário