Rituais
Rituais não são apenas religiosos. Ritos são praticas que ajudam a pessoa a se conectar, celebrar ou entender alguma coisa. Os rituais são muito comuns em religiões, pois eles ajudam a mente a se abrir para se conectar com uma força superior. É uma espécie de rotina que ajuda a alcançar objetivos.
Por exemplo, todos os dias costumamos acordar, escovar os dentes, arrumar a cama e tomar café. Isso nos ajuda a estar prontos e despertos para as atividades do dia. São ações repetidas que ajudam a nossa mente a entender que o dia começou. Quando alguma dessas coisas não são feitas, fica uma sensação estranha, como se algo não estivesse no lugar, e assim não nos conectamos perfeitamente.
Na magia é da mesma forma. Os rituais são formas de criar uma conexão maior com o espiritual, e também ajuda na manipulação das energias. Cada tradição tem seus rituais específicos, mas como esse é um curso focado na prática solitária de iniciantes, vamos falar sobre rituais individuais. Cada bruxo solitário desenvolve sua própria forma de ritualizar. Criam sua maneira de fazer as coisas, seguindo algumas considerações básicas. Então observe esses elementos básicos e adapte a maneira que você melhor se conectar.
Elementos básicos de um ritual
- Purificação sua e do espaço
- Circulo Mágico
- Trabalho
- Desfazer o círculo
- Limpar as energias
Posso a Passo dos Rituais
Purificação
Antes de qualquer ritual, você deve limpar seu ambiente primeiro, deixar tudo limpo e organizado e então se limpar. Essa limpeza pode ser feita com a fumaça de um incenso, a vassoura mágica ou banhos de descarrego. Importante que se purifique também a boca para falar com o espiritual. Pode ser com uma pitadinha de sal.
Círculo Mágico
Os círculos mágicos são usados por inúmeras religiões ao longo das eras. Ele primeiramente cria um espaço sagrado, como um templo em qualquer lugar que você o abrir. Ele também te ajuda a controlar todas as energias que entram e saem do ritual. Pode ser feito de maneira mais complexa, com a invocação dos guardiões das torres de observação, ou podem ser feito simplesmente mentalizando um circulo a sua volta. Podem ser usados elementos físicos também, como velas, ervas e pedras. No dia a dia ele é muito usado também, quando por exemplo queremos nos proteger de ambientes muito cheios de energias.
Trabalho
Após a purificação e criação do espaço mágico é hora de fazer seus trabalhos. Os trabalhos podem ser feitiços, celebrações como os sabás ou outros rituais de conexão, vidência e desenvolvimento. Vamos entender agorinha o passo a passo de feitiços e trabalhos.
Desfazer o Círculo
Após terminar seus feitiços, rituais e celebrações, você deve agradecer a todos que estiveram ali e desfazer o circulo. Se ele for feito de matéria física e você for usa-lo novamente, você só desfazer a energia. Para desfazer a energias do circulo é só você observa-lo subindo aos céus na forma de uma espiral, girando no sentido contrario do que você fez. Veja até ele subir.
Limpar as Energias
Após terminar todas as suas atividades, limpe o ambiente novamente. Pode ser com um simples incenso. Dependendo do feitiço é bom que você se limpe também.
Observação Sobre Círculo Mágico
Se você for deixar algum feitiço ou oferenda no seu altar, não desfaça o circulo. Peça licença e se retire. Enquanto o feitiço estiver no seu altar o seu ritual está acontecendo, mas só dentro do circulo. Evite entrar e sair dele atoa. Quando for entrar novamente, se purifique com a fumaça do incenso e peça licença.
Feitiços e Trabalhos
Chamamos de trabalhos, todos as ações realizadas em um ritual. Podem ser celebrações, conexões, adorações ou feitiços de diversas maneiras. Feitiços são as manipulações de energia que fazemos em prol de um objetivo especifico. Podem ser poções, patuás, bonecos, garrafas... enfim, existem várias espécies de feitiços.
Esses feitiços servem para resolver algum tipo de problema, por exemplo: Se estamos com problemas de falta de dinheiro, podemos fazer patuás, consagrar objetos, produzir tinturas para borrifar na casa; Todas essas ações são formas de juntar varias energias naturais para assim suprir ou transformar a energia que te rodeia.
Para a produção de feitiços, é necessário o estudo de cada elemento usado. E a observação minuciosa se eles se combinam e não se anulam. Um exemplo clássico disso é o banho de sal grosso com ervas. O sal é um elemento que anula todas as energias à sua volta, e equivocadamente as pessoas colocam ervas juntos, isso não adianta nada, pois o sal anula a energia das ervas. Nesse caso, não faz mal, na verdade se torna só um desperdício de ervas, mas tem casos que a combinação errada, anula totalmente o resultado do seu feitiço, e para piorar, pode até atrair coisas negativas, ou um efeito contrário.
Então se quer fazer feitiços, não tenha preguiça de estudar e treinar, ver quais elementos atuam no seu corpo e quais não. A magia é muito individual para cada um, então pode ter elementos que vão funcionar melhor que outros na sua magia. Estude e treine todos os dias.
E uma coisa importante sobre estudar: Se você sente preguiça de estudar magia, ler sobre isso ou não gosta, talvez precise fazer uma análise sincera sobre seus objetivos nessa encarnação. Às vezes a bruxaria não é um caminho para você, e está tudo bem! Cada um tem um caminho. Busque o que te desperte paixão. É o que te apaixona que você deve fazer, o resto é perca de tempo. Autoconhecimento é muito importante.
Passo a Passo dos Feitiços
Objetivo
Primeiramente, você deve saber o que quer fazer, isso não é tão fácil quanto parece, porque muitas vezes na hora da agitação dos sentimentos, achamos que queremos algo que na verdade não queremos. Então reflita bem sobre o que você quer e entenda os pros e contras de cada feitiço. Se for uma celebração, como um sabá, você deve entender quais aspectos vai celebrar, quais deuses honrar, é uma organização.
Planejamento e Organização
Antes que começar o ritual, prepare tudo que você vai usar. Pense quais forças irá buscar e usar. Vai ser velas? Qual cor? Vai usar alguma erva? Que elemento vai ativar seu feitiço? Onde você vai transformar essa energia? É em um caldeirão, cálice ou pilão? Vai canalizar essa energia como? Athame, varinha? Vai buscar alguma divindade para te auxiliar? Qual? Vai fazer alguma oferenda para ela? Pense tudo e coloque no papel. Chamamos isso de desenhar os rituais.
Depois de desenhar seu ritual, organize tudo para que na hora do ritual esteja tudo em suas mãos, para não sair correndo atrás das coisas no meio do ritual. Cerifique-se de limpar tudo antes. É para essa hora que estudamos ervas, cristais, luas, cores e todas essas correspondências. Um feitiço é uma espécie de quebra cabeça energético, onde você junta vários elementos e forma algo único.
Não indico que use mais de 7 elementos energéticos. É um engano achar que quanto mais coisa melhor. O que valida bem o resultado é se eles se combinam com harmonia. Se escolher usar um feitiço pronto, analise os elementos usados para ver se eles realmente se combinam.
Elementos de um Feitiço
Para fazer uma poção, elixir, pó mágico, ou qualquer feitiço seguimos basicamente a mesma técnica. Precisamos de um agente ativo, um catalisador, um irradiador e o potencializador. Naturalmente, o momento do preparo deve ser bem escolhido dentro da intenção da magia, assim como o momento de sua consagração, que pode ser no mesmo dia ou dias depois. Os melhores dias, horas e Luas ficam a critério da bruxa (o), assim como o estado de espírito em que ele está ou o clima do dia. Uma poção para amores alegres, felizes e primaveris pode não ter tanto poder num dia chuvoso. Por isso dizemos que cada poção, cada pó mágico, é único. Nunca conseguiremos repetir as mesmas condições para um novo preparo, mesmo usando os mesmos ingredientes. Até seu poder pessoal varia de dia pra dia, de mês para mês. Isso não quer dizer que não possa ser feito. Poções e pós podem seguir o mesmo padrão, variando apenas em pequenos detalhes. Uma poção pode sair ligeiramente diferente da outra, um pouco mais forte, um pouco mais suave ou com talentos extras que não se estava esperando.
Por isso pode-se utilizar técnicas como o pêndulo para confirmar se a poção foi devidamente encantada e para quê. Muitas vezes, o encanto supera nossas expectativas, enquanto em outras a poção ou pó assume uma função totalmente diferente da que esperávamos. O ideal para uma poção (ou pó) eficiente é que ela contenha ao menos um de cada dos elementos listados a seguir. Note que alguns elementos podem substituir outros. Se utilizar dois elementos considerados ativos, um deles pode virar o potencializador.
Catalisador
O catalisador é o agente da catálise, ou seja, um elemento que vai unir os outros sem alterar sua composição. Na feitura de pós, o catalisador pode ser farinha de trigo, farinha ou farelo de arroz, maisena, fécula de batata ou açúcar. No caso de poções, o agente catalisador costuma ser um bom condutor, como a água, o álcool ou bebidas alcoólicas. As poções utilizando a água se beneficiam quando a água é de chuva (e cada chuva, dependendo do dia e estação em que for colhida, tem uma propriedade diferente) ou de fonte. Caso não seja possível, pode-se usar água mineral ou mesmo água filtrada (que ganha poder se você energizá-la com imposição de mãos).
Agente ativo
O agente ativo é o principal elemento do seu produto mágico, é o que vai dar o poder que desejamos. Por isso, o agente deve possuir as propriedades correspondentes ao objetivo. Se deseja uma poção para acalmar, não poderá usar canela, noz-moscada ou café. Por mais que seu poder pessoal seja ou esteja em alta, é muito difícil ir contra a natureza dos elementos. Pode-se utilizar mais de um agente ativo num único pó ou poção. Para escolher o agente ativo, a bruxa deve estar sempre estudando e reunir o maior número de informações possível sobre ervas, temperos, flores, frutas e cristais.
Irradiador
O irradiador é o elemento que vai irradiar o poder para a poção ou pó, potencializando e aumentando-o até o máximo. Pode ser um símbolo, um pantáculo, um encantamento ou cântico entoado pela bruxa ou mago, uma oração de poder ou um mantra.
Encantamentos devem ser lidos ou cantados em voz alta, perto da poção (as palavras e notas musicais agem sobre ela). Símbolos podem ser desenhados sobre a poção ou pó com a varinha, athame ou dedos da mão dominante. Podem também ser desenhados em papel vegetal e colocados dentro da poção ou embaixo da garrafa (de vidro, de modo que possa ser visto se olhar pelo gargalo). Pantáculos podem ser queimados e suas cinzas misturadas ao pó mágico. Orações, assinaturas mágicas, mantras ou palavras de poder também podem ser escritas e colocadas dentro da poção.
Potencializador
O potencializador é qualquer outro elemento que possa dar mais força ao seu pó ou poção. Talismãs, símbolos, jóias e mesmo orações. Lembre-se de que elementos de uma categoria podem se encaixar em outra sem problemas. Cristais são ótimos potencializadores, quando não são o próprio agente ativo.
Passo a Passo dos Feitiços
Vamos compor juntos um feitiço para prosperidade. Imagine, que você quer que sua vida se torne mais prospera e atraia mais dinheiro. Então você resolve fazer um ritual. Com antecedência você precisa desenhar o ritual. Pensar bem qual seu objetivo e porque você quer aquilo. Pensou bem, vamos escolher os elementos. Vamos fazer um pó para jogar na entrada da nossa casa, comercio e carteira. Então um catalizador interessante para isso é a farinha de trigo, pois o trigo também está relacionado a prosperidade. Como agente ativo, vamos usar a canela em pó. Como irradiador vamos compor um encantamento. Indico que você componha o seu próprio. O meu será: "Eu atraio à prosperidade com toda a sua intensidade. Ao passo que a abundancia aumente meu dinheiro crescerá sucessivamente!" (É importante que um encantamento tenha rima, e que seja fácil de entoar, pois ele deve ser repetido como um mantra, repetidas vezes.) Como potencializador, irei usar um cristal transparente.
Com tudo escolhido e separado. Vou começar purificando o ambiente, limpando as energias do ambiente e dos objetos. Vamos montar um altar com os 4 elementos e com os materiais do feitiço. Vamos abrir o circulo mágico, nos conectar com o nosso ambiente sagrado, seja através da respiração ou cantando músicas e então vamos fazer o feitiço. Para isso precisamos de um objeto que represente o útero da deusa, pode ser um caldeirão, uma panela, um copo ou taça... Vamos colocar 3 medidas de farinha de trigo, e 1 medida de canela. Vamos misturar bem, mentalizando prosperidade e recitando sem parar nosso encantamento, sentindo as energias. depois vamos colocar o cristal dentro do pó e deixar potencializar por 5 minutos. Enquanto isso vamos cantar e nos conectar com a magia. Após esse período, vamos colocar o pó em um potinho limpo por um incenso e tampar para ser usado quando precisar. Se quiser pode deixar o cristal dentro do potinho e retirar limpando e purificando para ser usado em outra magia.
Então vamos agradecer e fechar o circulo. Vamos defumar o ambiente e a nós para dissipar todas as energias e então vamos desmontar e/ou limpar o altar. Enquanto tudo não estiver organizado, seu ritual não está finalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário