02/11/2021

Orações e Rezas na Bruxaria

 

Oração na bruxaria

     O poder da palavra na magia é incontestável. Sabemos que com a palavra podemos criar campos de energias positivos e negativos. A palavra em si já é um poderoso ato mágico. Ela pode ser usada em cantos, rezos, encantamentos de benzições ou maldições, escrita mágica entre outros. Vamos conhecer mais algumas formas de uso da magia da palavra:

As Preces e Orações

  • Oração: é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, encantamento, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da pessoa fazendo a oração. Existem, segundo as crenças, diferentes formas de oração, como a de súplica ou de agradecimento, de adoração/louvor etc.; da mesma forma, consoante a crença, a oração pode ser dirigida a um Deus, Espírito, ou a uma ideia, com diversos propósitos, havendo pessoas que rezam em benefício próprio, ou para o bem dos outros; ou ainda pela consecução de um determinado objetivo. A maioria das religiões envolve momentos de oração. Alguns criam ritos especiais para cada tipo de oração, exigindo o cumprimento de uma sequência estrita de ações ou colocando uma restrição naquilo que é permitido rezar; enquanto outros ensinam que a oração pode ser praticada por qualquer pessoa espontaneamente a qualquer momento.

  • Prece: A prece está presente em todos as formas de espiritualidade humana, e é encontrada em todas as religiões e culturas do mundo. Cada uma tem seus próprios rituais e formas de se comunicar com o mundo espiritual.  “Antes mesmo de existirem sistemas de crença constituídos, o ser humano proferia palavras de apelo aos Criadores, sempre com o sentido mágico de obter paz interior e alívio para o sofrimento”, diz a antropóloga Liana Maria Sálvia Trindade, da Universidade de São Paulo (USP), especializada no estudo das religiões.

Principais tipos de preces

  • Adoração: (do termo latino adoratione) é o ato de amar de modo intenso, podendo ter ou não conotação religiosa. Está relacionado a respeito, reverência, forte admiração ou devoção em relação a determinada pessoa, lugar ou coisa.
  • Agradecimento: a oração de gratidão ou agradecimento é o ato de reconhecimento de uma pessoa por algum ser ou divindade que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
  • Intercessão: intercessão "consiste no pedir em favor de outro.”  Esse tipo de oração é feito com o propósito de pedir uma graça ou orar em favor de outra pessoa.
  • Louvor: está prestando homenagem a alguém ou a algo, seja humano ou Divindade. O louvor é feito de maneiras diferentes, dependendo da religião ou dos costumes do adorador. Pode ser oferendas, músicas ou danças; o adorador faz isso em um ato de gratidão a Divindade ou ser.
  • Individual:  Feita apenas por uma pessoa, seja em pensamento ou em palavras.
  • Comunitária:  É quando um grupo se une, no mesmo parecer, e apresentam juntos a sua petição.
  • Formulada:  É aquela oração concedida por alguma religião ou grupo, formulada para algum propósito especifico. Ex: Oração do Pai Nosso, Oração Celta, etc.
  • Espontânea: Trata-se de uma conversa particular e espontânea com a Divindades. Neste caso, abre-se o coração para agradecer ou fazer um pedido ao mundo espiritual.
  • Litúrgica: Normalmente é feita em grupo a partir da liturgia da religião ou grupo, como as orações recitadas durante as missas católicas e orações de conexão com a Deusa, com o Deus e com os quadrantes em cada tradição.
  • Súplica: Representa o ato de clamar ou pedir com fé para alcançar uma graça desejada.

Orações e a Bruxaria

     Como vimos, as orações estão presentes em todos os caminhos espirituais. Logo, a bruxaria quando levada como um caminho devocional, na maioria das vezes aliado ao paganismo, também se cruza com rezas e orações às suas divindades.

    Em nossos rituais, podemos ofertar orações a grande mãe e o grande pai, aos nossos Deuses individuais e Divindades Mãe e Pai, assim como a espíritos e seres que estivermos conectados durante os nossos rituais.

    Orações prontas são ótimas e de fácil acesso, mas não precisa ficar preza a elas. Use as orações como uma forma de conexão com suas divindades, pedidos, suplicas e também como técnica de manipulação de energia.

     Aqui segue algumas sugestões de orações para você usar nos seus rituais e no seu cotidiano. 


Oração de Poder das Bruxas

Algo muito maior me rege.

Algo muito maior me abre os caminhos.

Este algo é alguém, este alguém é minha mãe.

Sou filha da deusa e não há neste mundo nem nos céus quem possa contra mim.

Sou indomada por ser filha da grande mãe.

Ela comanda meus passos e me protege de tudo e todos.

Sou livre, pois minha deusa assim me fez, de braços abertos pra liberdade.

Sou forte, pois tenho a deusa comigo, a todo instante, a todo o momento.

Sou poderosa, pois tenho a sabedoria das ancestrais, o conhecimento da arte e o dom da magia.

A ti, grande mãe, venero e honro.

A ti rogo, peço e suplico.

A ti cultuo, saúdo e elevo.

A ti conto meus segredos, choro minhas lágrimas e rio meus risos.

Sou filha da deusa, sou filha de gaia, e agora, quem poderá contra mim?

Assim seja, assim se faça!

Oração Celta


Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia da tua alma eterna em cada beijo.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave olhar te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalento secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.

Oração da Mulher Celta


"Jamais permitas que algum homem a escravize, nasceste livre para amar e não para ser escrava.
Jamais permitas que teu coração sofra em nome do amor.
Amar é um ato de felicidade, por quê sofrer?
Jamais permitas que teus olhos derramem lágrimas por alguém que jamais fará você sorrir!
Jamais permitas que o uso do teu próprio corpo seja cerceado.O corpo é moradia do espírito, por quê mantê-lo aprisionado?
Jamais te permitas ficar horas esperando por alguém que jamais virá, mesmo tendo prometido.
Jamais permitas que teu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome tu sequer sabes!
Jamais permitas que teu tempo, corpo e coração seja desperdiçado por alguém que nunca terá tempo para ti.
Jamais permitas ouvir gritos em teu ouvido. O Amor é o único que pode falar mais alto!
Jamais permitas que paixões desenfreadas te transportem de um mundo real para outro que nunca existiu.
Jamais permitas que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo.
Jamais acredites que alguém possa voltar quando nunca esteve presente.
Jamais permitas que teu útero gere um filho que nunca terá um pai. (E se tu o gerar saiba que a dádiva da Mãe-Deusa é apenas Tua, crie e eduque teu filho/filha de modo que possa vir a ter força e jamais tema ser mãe solteira; o pecado está apenas na mente dos fracos.)
Jamais permitas viver na dependência de um homem como se tu tivesses nascido inválida.
Jamais permitas que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar os brilho de teus olhos a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de ti.
E, sobretudo, jamais permita-se perder a dignidade de ser mulher!"

Gratidão
Abençoado seja.
Bruxa Nimueh de Ísis.

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem prévia consulta e autorização do Autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário