13/04/2017

Carta de Esclarecimentos Iniciais

   
     Olá. Seja bem vindo ao meu cantinho de estudos. 

     Sou a bruxa Nimueh de Ísis, e nesse blogue divido com vocês parte dos meus conhecimentos e estudos sobre a bruxaria e a magia. Se você está lendo esse texto agora, já deve ter conversado comigo sobre como seguir no caminho da bruxaria, ou é algum buscador da arte, nem que seja pelo menos por curiosidade. Para facilitar, irei tirar algumas dúvidas iniciais aqui no formato ‘Perguntas Frequentes’, mas fico a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
      Apesar da imagem confusa e ruim que a bruxaria adquiriu durante séculos, ela é um caminho religioso muito interessante e bonito. Mas para entender é necessário que você olhe sem as lentes do preconceito. Se você não está buscando a bruxaria, apenas quer conhecer, tente ver pela ótica de uma nova cultura. Tente entender que é um caminho que sofre muitas injustiças e que por isso não se expõem muito. Então vamos lá:

·         O que é bruxaria?


     Muitos encaram a bruxaria como religião outros como filosofia. Entretanto é mais adequado definirmos como um caminho religioso. É uma arte, algo que lhe traz um sentido a vida e lhe dá prazer. A bruxaria busca incessantemente o conhecimento, tanto interno como externo. Busca o entendimento das suas emoções e pensamentos, quem você é, sem as mascaras sociais e psicológicas. No meio externo buscamos entender a natureza, o mundo espiritual e como isso nos afeta. A bruxaria se torna religião, quando suas técnicas são usadas para se cultuar alguma divindade. Caso isso não aconteça, ela é um oficio, onde aprendemos ferramentas e formas naturais para manipularmos as energias à nossa volta.
     Desde o inicio da humanidade, eram chamada de bruxas, as mulheres sabias das aldeias e comunidades. Era as mulheres que entendiam das ervas de cura, que entendia os astros e a natureza e que faziam os partos. Elas compreendiam os mecanismos da vida e da morte. Foi as antigas praticas de bruxaria que serviram de bases para a nossa ciência moderna em seus diversos segmentos, medicina, engenharia, filosofia, matemática, farmácia, biologia, botânica enfim, toda área de conhecimento adveio da bruxaria.
     Entretanto, devido a fatores econômicos e políticos, esses conhecimentos começaram a ser denegridos e proibidos, começando as perseguições que levaram a inquisição que motivou às praticas de bruxaria, serem deixadas ‘às sombras’ da sociedade. Resumindo a historia, o que aconteceu foi praticamente manobra por poder ideológico, econômico e religioso.
     Um sábio homem chegou a terra, trazendo uma mensagem de amor e igualdade. Como nas antigas sociedades existiam muitos escravos e pobreza, a mensagem de uma vida após a morte em um lugar pacifico, se fez bem envolvente e interessante, ganhando muitos adeptos e seguidores. Após uns 300 anos depois da morte de Jesus Cristo, a quantidade de pessoas declaradas cristãs tinham aumentando significativamente, se tornando, até certo ponto, opostas a maioria dos costumes sociais da época. Como o governo estava começando a perder seu domínio e a igreja católica estava surgindo, eles se uniram, declarando a maioria dos países como cristãos. Os reis se converteram e declararam o cristianismo como religião oficial, tendo o catolicismo o poder pela ‘salvação’ das almas dos fieis. Logo, a igreja e o governo com o domínio ideológico sobre o povo, começou a enriquecer, vendendo idéias e agrados divinos.
     Entretanto muitos costumes antigos permaneciam arraigados na cultura, motivando a igreja a usar do recurso do sincretismo para poder dominar, agregando fatores judaicos cristãos. Tomemos como exemplo algumas festividades. Eram comuns as festividades de comemoração da primavera, onde usavam ovos coloridos para simbolizar a fertilidade da terra nessa estação. Entretanto nesse período também adoravam a alguns deuses e deusas antigos, e essa adoração era muito comum e forte entre as comunidades. Logo, a igreja tomou essa festividade e colocou uma roupagem nova, transformando-a em páscoa. Isso aconteceu também com o natal (festival de Yule), com as comemorações de carnaval e festas juninas.
     Basicamente, para angariar novos seguidores, a igreja repaginou costumes e crenças anteriores a ela, e condenou quem não as quisesse seguir. Levando as pessoas a ignorância e falta de auto conhecimento, pois isso as deixava mais vulneráveis a qualquer ideia que a igreja proclamasse. Quem preservou os costumes originais e usaram eles para salvar ou ajudar alguém, foram condenados aos tribunais da Inquisição, sofrendo torturas e até a mortes cruéis.  Fazendo com que esses antigos conhecimentos fossem passados de maneira oral e em segredo às gerações futuras.
No ultimo século, tais conhecimentos começaram a ser trazidos novamente ao conhecimento. Lógico que muito se perdeu, mas serviu de base para que o neopaganismo surgisse e as praticas de bruxaria retornassem, agregando os antigos conhecimento a novas descobertas científicas,  culturais e religiosas.
     Mas os costumes e julgamentos equivocados e preconceituosos foram arraigados na sociedade pós-cristã e trazidos até nossos dias. Hoje temos muitas leis que nos protegem, mas ainda somos pré-julgadas e sofremos condenações por familiares e pela comunidade constantemente. Entretanto estamos a cada dia tentando modificar essa imagem que criaram de nós, levando mensagens de amor e buscando nos melhorar como pessoas. Acreditamos que uma gota de amor, pode destruir um iceberg de ódio e preconceito.
     Obs: Gente eu não condeno à igreja católica nem os cristãos, primeiro porque não sou ninguém para isso, afinal se estamos encarnados é porque todos somos iguais e precisamos aprender e evoluir. Segundo porque acho que todas as religiões tem seus lados positivos e negativos, inclusive as religiões neo-pagãs e as cristãs. Aqui estou apresentando apenas os fatos históricos. Se não conhece a fundo isso, indico que pegue qualquer livro de história do ensino médio e leia sobre os períodos medieval e pré-medieval. E te aconselho também a não julgar, afinal a história serve para que nos tornemos pessoas e comunidades melhores hoje. Preconceito, rancor e ódio não nos leva a lugar algum.

Quem é a Bruxa?


     A bruxa ou bruxo são pessoas que praticam a bruxaria. Nós bruxas aprendemos como manipular as energias naturais em favor de um objetivo especifico. Por exemplo, usamos a energia presente em um cristal ou em uma erva para podermos curar alguma pessoa.

Bruxas acreditam em Deus?


     As crenças são pessoais em cada bruxa. Têm as que acreditam em Jesus, em Buda, em Zeus, em Odin ou qualquer outra divindade. Essa é uma questão pessoal. Existem bruxas que apenas usam a bruxaria como oficio, outras que à usa para adorar alguma divindade, e outras ainda que têm uma religião e que pratica bruxaria. Entretanto o respeito está em todas as bruxas verdadeiras, então elas não criticam e nem desrespeitam nenhuma divindade. Ela pode escolher não concordar com os dogmas de uma religião, mas desrespeitar um Deus, nunca.

Bruxas adoram o Satanás?


     O Satanás também é uma divindade. Muitas pessoas o adoram como um Deus. Entretanto esse é um conceito equivocado que se têm das bruxas. Nos comumente não adoramos a Satanás em o Diabo, na verdade a maioria não acredita nem que eles existam. Cultos demoníacos ou satânicos não fazem parte da bruxaria, eles têm vertentes próprias de adoração.

Porque o deus das bruxas é muitas vezes retratado com cifres? É o capeta?


     Não, é o capeta. Como já dissemos, a bruxaria remota de uma época muito anterior ao cristianismo e aos conceitos de ´capeta`. Muito antes, no inicio da vida humana, o homem dependia muito da caça, por isso, eles acreditavam que, se existisse um deus que o ajudaria a ter exito na caçada, ele deveria parecer tanto um animal como um homem, pois se assim fosse, o homem se tornaria um só entre deus, a divindade e a caça, e ele o ajudaria a pensar como o animal pensaria, e assim conseguiria acompanhar a presa e abate-la. Quando o homem chegava à aldeia com um grande animal, ele recebia os chifres, que eram feitos uma especie de coroa para ele. O homem que tivesse os maiores chifres, era o mais respeitado e mais forte de todo o grupo. Logo, entendemos que chifres sempre foram sinônimos de força e agilidade por muitos anos. Mas como a igreja precisava desconstruir os antigos conceitos pagãos, elas contrariaram a imagem do Diabo tendo chifres, para que as pessoas tivessem medo dos seus antigos deuses.

Bruxas praticam magia negra ou magia branca?


     Esses conceitos de magia já estão bem ultrapassados e são preconceituosos, logo estão perdendo espaço dentro do meio mágico. Mas se a questão é saber se a bruxa pratica o bem ou o mal, a resposta é: depende. Isso varia de bruxa para bruxa. A bruxaria é como uma faca, ela pode ser usada para cortar um pão ou para matar alguém. A mesma energia que pode salvar ela também pode matar. Entretanto, não é comum bruxas que praticam coisas más. Primeiro porque foge da ética da bruxaria. Segundo, porque a maioria das bruxas, ao serem iniciadas (como um batismo para os cristãos) se submetem a um juramente, onde receberão três vezes mais forte a energia que emanarem,por isso elas não praticam coisas prejudiciais, pois estarão prejudicando a elas mesmo. Mas o que define o tipo de bruxa que ela vai ser, é sua índole, igual a qualquer ser humano. Contudo para uma bruxa, a lei do retorno é bem mais forte.

As bruxas têm dons? Como voar de vassoura, levitar...


     Dons físicos como geralmente é difundido eu nunca vi na bruxaria. Acredito que um dia à humanidade teve dons como manipular elementos, corpos e objetos. Da mesma forma que acredito que um dia habitarem entre nós, seres também racionais, mas de estrutura mística, como dragões e fadas, e que alimentaram mitos na historia de todas as civilizações. Mas como a humanidade se corrompeu e se afastou da natureza, acabamos perdendo esses dons e esses companheiros. Eles só retornarão quando reaprendermos a nos respeitar e a respeitar o próximo.

Qual a relação das bruxas com os gatos?


      Nós bruxas acreditamos que os gatos têm poderes de ver o mundo extra-físico, tornando companheiros e auxiliares. Entretanto os gatos agem da mesma forma em uma casa de pessoas comuns e de uma bruxa. Eles dormem praticamente 16 horas diárias, pois é nesse momento que ele transmuta e movimenta as energias do nosso lar, pedem carinho, comem ração, fazem bagunça... São apenas gatos. Nós somos mais ligadas e eles também, por serem independentes. Bruxas geralmente estudam muito e têm uma vida mais agitada, por isso gato é o animal ideal, pois não é tão dependente do dono.
     Mas a maioria das crenças sobre os gatos são bem equivocadas. Nós bruxas não nos transformamos em gatos, eles não fazem pacto com o diabo, não dão azar, e não virão bruxas na sexta feira 13. Apenas são animais que amamos e protegemos.

Porque são mais ligadas a gatos pretos?


     Existem muitas explicações espirituais para a preferência das bruxas pelos gatos pretos, como a o simbolismo das sombras, a cor que amamos... Mas, o motivo mais pratico é porque as bruxas costumam vestir muitas roupas pretas. E gatos soltam pelos, que ficam grudados na roupa. Logo se o gato é preto não aparecem os pelinhos.

Porque as bruxas usam preto?


     O preto é uma cor que bloqueia energias. Logo uma bruxa prefere usar preto, pois isso serve de escudo, uma proteção contra energias e influências externas que podem lhe causam algum mal.

Porque a bruxa usa um chapéu pontudo?


     O chapéu é um simbolismo de um cone de poder. Ele faz com que a sabedoria do universo seja canalizada e distribuída sobre toda a mente da bruxa. Como um funil invertido.

O que é um pentagrama? 


O pentagrama é um simbolo muito usado e conhecido no mundo todo. Tanto pela sua perfeição matemática, quanto pelo seu simbolismo. Cada cultura o associa a alguma coisa. Na bruxaria, ele é simbolo dos 5 elementos, terra, fogo, água, ar e espirito, que constitui todas as coisas, e que esta envolto no constante e infinito ciclo da vida.

O que significa o caldeirão e a colher de pau?


     O caldeirão é um símbolo feminino, semelhante a um útero. E a colher de pau é masculino, como o falo. Os dois juntos representar o poder de gerar e transformar. Uma bruxa acredita que, assim como um útero pode gerar a vida, e um caldeirão pode transformar ingredientes em um alimento, assim também toda a energia ou ingredientes colocados dentro de um caldeirão de bruxa e mexidos com uma colher de pau serão transformados e transmutados. Esses símbolos foram perfeitos na idade média, quando as bruxas precisavam disfarçar seus objetos mágicos, e por serem utensílios domésticos, não chamavam a atenção.

O que é a vassoura da bruxa?


     Novamente foi um objeto domestico fácil de disfarçar. Uma vassoura tem a função de limpar. Já a vassoura de uma bruxa, não limpa apenas o físico, mas também as energias densas dentro de um lar. (Obs: Não é um meio de transporte.)

Porque bruxas usam ingredientes estranhos?


     É muito comum em filmes, vermos bruxas com o caldeirão, fazendo feitiços com coisas tipo olho de coruja, barriga de sapo, nariz de gnomo ou coisas do tipo. Entretanto essa era uma maneira de disfarçar receitas. Como as bruxas estudavam muitos medicamentos e formulava receitas, eles tinham que disfarçar tais conhecimentos, pois eles poderiam prejudicar alguém. Logo elas decodificaram com coisas que ninguém usaria. Aqui vão alguns significados segundo a bruxa Tânia Gori:
  • Asa De Morcego Moída: Pimenta Do Reino Moída
  • Barriga De Sapo: Pepino
  • Beijo Da Sereia: Sal
  • Besouros Secos: Lentilhas
  • Bolas De Sopro: Dente De Leão (flor)
  • Botões De Solteirão: Calêndula
  • Cabelo De Moça: Erva-Cidreira
  • Cauda De Raposa: Cavalinha
  • Chifres De Carneiro: Orquídea
  • Cifre De Rinoceronte: Nabo
  • Coração De Boi: Tomate
  • Dedos De Mortos: Orquídea
  • Dedos Sangrentos: Dedaleira (flor)
  • Elfos Negros: Chá Preto
  • Fibras De Coração De Dragão: Batata
  • Gordura De Criança Não Batizada: Toucinho De Porco
  • Lágrimas De Moça: Cebola
  • Língua De Serpente: Orquídea
  • Luar Do Arvoredo: Jasmim
  • Minhoca: Espaguete
  • Moscas Mortas: Uvas Passas
  • Nariz De Gnomo: Pimentão
  • Olho De Agamotto: Cravo Da Índia
  • Olho De Coruja: Pimenta Do Reino Inteira Sem Moer
  • Olho De Gato: Rabanete
  • Olho De Sapo: Azeitona
  • Ossos Moídos: Farinha De Trigo
  • Ovas De Sapo: Ervilha
  • Chifre De Dinossauro: Ovo
  • Patas De Urubu: Mandioca
  • Pêlos De Gato: Capim Cidreira
  • Pêlos De Unicórnio: Açúcar
  • Penas De Fênix: Louro
  • Pernas De Aranha: Alecrim
  • Pó De Asa De Morcego: Pimenta Do Reino
  • Pó De Cemitério: Pó De Patchouli
  • Poeira Doméstica: Farinha De Rosca
  • Rabo De Cavalo: Cavalinha
  • Rabo De Dragão: Gengibre Em Pó
  • Rabo De Escorpião: Salsa Ou Coentro
  • Raios De Sol: Fubá
  • Saliva De Dragão: Vinagre
  • Sangue De Dragão: Erva Homônima
  • Sangue De Moça Virgem: Vinho Tinto
  • Sêmen: Leite
  • Teia De Aranha: Algodão Doce
  • Terra De Túmulo: Chocolate
  • Unhas Do Pé: Amêndoas

Porque a bruxa geralmente é retratada como uma velha feia?


     Para assustar as pessoas leigas e denegrirem a imagem das bruxas.
Entretanto essa associação é bem interessante. As bruxas antigas acreditavam que a Deusa (o principio feminino da natureza), tinha sua fase donzela, onde ela é jovem e corajosa, mãe, na qual ela pode gerar vida e amor, e anciã, a fase idosa e sabia da deusa e também de todas as mulheres. Entretanto na idade média, eles generalizaram a fase anciã da deusa como sendo a forma das bruxas, e as colocaram feias como representação do “mal” que elas causavam.

Bruxas realizam feitiços, encantamentos e leem oráculos (taro, bola de cristal, etc)?


     Sim. Esses trabalhos mágicos são o resultado da junção de varias técnicas e de vários materiais, que fornecem energia para algum objetivo. Entretanto, deve se ressaltar que, nenhum trabalho mágico é feito para amaldiçoar ninguém. Geralmente são feitos para cura, melhora de uma situação difícil ou conexão com uma divindade. Muitas pessoas agridem bruxos, dizendo que foram amaldiçoados, entretanto, na maioria das vezes, estão apenas sofrendo consequências das próprias atitudes. Por exemplo, muitas pessoas quando perdem seus empregos e começam a sofrer dificuldades financeiras, dentem a dizer que fizeram “bruxaria” ou “macumba” para eles, mas esquecem que chegavam atrasados, que procrastinava, trabalhava mal ou até prejudicavam outros colegas para poderem se beneficiar, logo o que estão sofrendo é obra do que eles mesmos plantaram, e não influência mágica externa.

Como faço para me tornar um (a) bruxo (a)?


     O único caminho para a bruxaria é o estudo. Como já foi dito, a bruxaria é um oficio, uma junção de varias técnicas e matérias. É um oficio tão lindo que pode até se tornar sua religião. É como um artista plástico, ele aprende quais pinceis usar, quais tipos de telas, quais tipos de tintas, como fazer um degrade, como fazer um sombreamento ou um ponto de escape, enfim, ele estuda e aprende como usar os matérias disponíveis para se fazer lindas obras de arte. Depois do estudo, o que faz dele um grande artista, é a pratica. Errar, aprender, concertar... Na bruxaria é do mesmo jeito. Você estuda uma porção de técnicas e ingredientes mágicos, e depois se dedica ao aprimoramento da pratica.

O que um (a) bruxo (a) estuda?


     Estuda desde botânica a oráculos. Estuda biologia, química, mitologia, história, astrologia, taro, cristais, elementos, etc. Todo conhecimento é bem vindo para a bruxaria, inclusive o conhecimento de espiritualidade e de outras religiões. O importante é ter a mente aberta e respeito por todo conhecimento.
     Se achou que esse é um caminho legal para você e quer começar a estudar, te indico que consulte o Guia de Estudos Para o Período de Dedicação . Lá tem mais informações para o inicio do caminho mágico e os temas principais de estudo de uma bruxa.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns aspectos mais comuns e iniciais sobre esse caminho lindo que é a bruxaria. E lembre-se sempre, você não é obrigado a aceitar todas as ideias e visões do mundo, mas é obrigado a conhecê-las a fundo por varias visões diferentes e respeitar profundamente o caminho dos seus irmãos..

Abençoados sejam.
Gratidão profunda.
Bruxa Nimueh de Ísis

Nenhum comentário:

Postar um comentário