18/01/2017

Conhecendo o Sagrado Masculino

     Mesmo vivendo em uma sociedade, onde o homem é o centro das relações sociais e religiosas, falar sobre a sacralidade masculina é muito difícil. O homem ao longo dos anos de dominação patriarcal, se perdeu em seu gigantesco ego é praticamente se esqueceu dos dons da energia primordial masculina que existe dentro de cada um deles e na própria natureza. Muitas gerações ao longo dos últimos milênios, foram se distanciando do que realmente é ser um homem e como cultuar a masculinidade. Desde crianças, os meninos foram ensinados a ignorar seus sentidos e sentimentos, e aprenderam que deveriam mandar, se fazer de durões e que sua voz era a razão. E a religião os ensinou a serem egoístas , manipuladores, covardes e obedientes a modelos sociais impostos. Ao crescerem, são condicionados a buscar rotas idealizadas e objetivos vazios, na ilusão de controlar e governar tudo e todos a sua volta. Ao enfrentarem problemas, foram ensinados que “homem não chora”, não deixando fluir seus sentimentos e se afundando em uma angustia reprimida, que é extravasada através de abusos e atos violentos. Buscando a supervalorização da imagem masculina, construíram uma sociedade preconceituosa, egoísta, autodestruidora e triste. Falar sobre o Sagrado Masculino na sociedade atual é falar de um processo de cura dos homens, e um resgate ao que é Sagrado na natureza masculina.
     O Sagrado Masculino nada mais é do que o culto a polaridade masculina do universo, seja ela através de adoração a Deuses Masculinos, ou  a conexão com o Masculino que existe dentro de cada homem. Ao se conectarem com o Sagrado Masculino, os homens passam a se conhecer melhor, a respeitar mais a si mesmo, aos outros e a natureza, pois entende que tudo é divino e está conectado. O homem em contato com seu Sagrado experimenta a plenitude da sua existência. Senti e tem acesso a todo seu poder e sabedoria.  Ele se torna um verdadeiro ser Masculino. Se adentra nos seus instintos mais primitivos, o que lhe traz maturidade e harmonia, sem se fundamentar em um molde social ou religioso imposto.
      O Sagrado Masculino curado honra e protegem a manifestação feminina exterior, na imagem da mulher ou da Mãe Terra. Decidem ser ou não competitivos, pois entendem os princípios da irmandade, do respeito e da cooperação. Não se alimentam de fantasias, mas sim de verdadeiras e genuínas sensações. Sabem entrar em contato com suas emoções, e entendem como externalizar e receber processos internos dos outros que lhe acompanham. São cuidadosos com a Terra, incentivando e contribuindo para um consumo consciente e para a sustentabilidade.
     Não escolhem suas parceiras pela estética, como o tamanho do silicone ou as cochas grossas, mas sim pelas emoções e pela conexão de mente, alma e coração entre eles. Não buscam uma mulher “troféu” para ficarem exibindo, mas sim uma companheira que o leve ao encontro do amor verdadeiro. Ele honra e admira a gestação e o parto de sua esposa, vendo como Sagrado o processo feminino que trás a luz uma nova vida, seu descendente. Ajuda na educação dos filhos, entendendo que esse também é um privilegio dele. Junto com a mãe ensinam a seus filhos, através das palavras e exemplo, uma nova consciência, de respeito e de amor a tudo e a todos.
     O homem em conexão com seu Sagrado Masculino, também se permite envelhecer, não fica buscando um carro maior ou uma esposa mais nova. Eles entendem a ora de se retirar, e também a importância da sabedoria adquirida com os anos para a sustentação de sua casa e da sociedade. Se tornam um exemplo para as novas gerações.
     Os ciclos da vida de um homem, assim como representado pelo ciclo do Deus, é anual e solar. Durante o ano, o homem no seu Masculino Sagrado passa pelos períodos de nascimento, crescimento, morte e renascimento. Sendo seu poder e energia relacionados ao poder do sol, e influenciados pelas estações do ano. Nos períodos de maior luz, o homem restaura sua força, e nos períodos mais escuros, ele solidifica a sabedoria adquirida. A Primavera é o momento de fazer mudanças, iniciar novos projetos para que eles adquiram força e poder. No verão estão no auge de seu poder, momento em que desfrutam da plenitude da sua força e fica mais atraente as mulheres. No outono, ele se recolhe a sua sabedoria, volta a Mãe Terra e está disposto a lhe ajudar a entrar em um novo ciclo de vida. No inverno ele renasce e cresce, adquire novas experiências e se arrisca mais. E assim, com o auxilio das estações do ano nas suas conquistas,faz a roda girar em sua própria vida, e através dela adquire melhores resultados em seus projetos e mais respeito pela sabedoria adquirida nesse ciclo.
     O Sagrado Masculino se manifesta pela exteriorização, pela ação e pela força. Por conseguinte, a conexão com esse Sagrado se faz pelo homem, ao se arriscar, ao enfrentar um trabalho pesado, ao praticar um esporte, ao caçar ou pescar, ao mostrar que é capaz, que têm força para enfrentar os desafios. Em diversas tradições, a primeira caça é um importante rito de passagem da fase da adolescência para adulta de um homem.  Ao caçar o alimento de sua tribo, ele mostrava sua força e sua potência. Exteriorizava a sua capacidade de cuidar de seu povo e de sua futura família. O homem sempre foi o provedor da família, e mesmo com os movimentos de resgate do poder da mulher, não é machismo querer prover o melhor para os seus, e com respeito mostrar que é um grande macho e que é o melhor para sua esposa, isso faz parte do seu instinto Masculino.
     A conexão e o culto ao Sagrado Masculino é um caminho individual de cada homem e requer esforço e trabalho. É um desafio que deve ser encarado de peito aberto, com coragem e persistência. Não existe uma maneira especifica para todos, mas algumas coisas podem ser observadas e testadas por cada homem. Por exemplo, é muito importante que o homem desconstrua e desmistifique seus pré conceitos sobre o Masculino e o feminino. É importante respeitar seus ciclos e os ciclos femininos a sua volta. Também é importante entender os momentos em que ações ao longo da vida se tornam ritos de passagem na vida de um homem, como o primeiro “porre”, o primeiro beijo, a primeira masturbação, a primeira relação sexual, o primeiro emprego, a primeira casa onde mora só, o primeiro carro, o encontro com o amor, o casamento, a paternidade, a primeira ruga e o primeiro cabelo branco.
     Falar sobre o Sagrado Masculino deve ser um assunto mais abordado. É necessário mais idéias, mais modelos e inspirações verdadeiramente masculinas. Observar os arquétipos do Deus é um ótimo início, e discutir isso em grupos Masculinos que buscam o autoconhecimento é muito importante.
Uma pratica indicada para quem busca se conectar com o Sagrado, é manter um Diário Solar, onde ao longo do ano, o homem pode descrever como se sente em cada estação e nos dias em que há mais ou menos sol. Pode anotar também suas meditações, sonhos, e experiências com trabalhos espirituais, com o objetivo de entender melhor seus ciclos e saber como agir nos anos vindouros.
     O homem mostra sua conexão com o Sagrado Masculino na maneira como se porta perante o mundo, como conduz os desafios da sua vida pessoal e publica. Por isso o foco desse caminho de desenvolvimento é no amadurecimento e na santificação do pólo Sagrado da masculinidade.



Obs: Sou uma Bruxa,e como mulher compreendo mais a manifestação do Sagrado Feminino. Para entender melhor o Sagrado Masculino, contei com a ajuda de dois homens que caminham por essas praticas à algum tempo. Agradeço ao bruxo Maglor Elendi, que com todo o seu carinho e atenção me revelou grandes segredos. E à Ricardo Avari que seu trabalho me serviu de inspiração em muitos momentos.

Gratidão
Abençoado seja. 
Bruxa Nimueh de Ísis. 

2 comentários: